Com um fundo popular que permite investimentos mensais de R$ 100 e uma campanha envolvendo 20 mil funcionários, a Brasilprev, empresa de previdência privada do Banco do Brasil, aumentou em 65 mil o número de aplicadores do início de fevereiro até 20 de junho. O número é sete vezes maior que os 9 mil novos investidores conquistados no mesmo período do ano passado, ou 622% a mais. O objetivo é ampliar a presença da previdência privada no varejo, com uma opção mais acessível de fundo com taxa de administração mais baixa, explica Walter Malieni, presidente da Brasilprev. O fundo Brasilprev Fácil, lançado no fim do ano passado, tem taxa de administração de 2% e, com o crescimento do patrimônio, o investidor pode ter acesso a outros fundos.
Segundo Malieni, a companhia aproveitou a discussão em torno da reforma da Previdência, que ganhou corpo este ano, para iniciar um trabalho muito forte junto à clientela de varejo do banco, apostando na orientação e em novos tipos de investimentos voltados para o pequeno investidor. “Com o advento da reforma da Previdência, houve um interesse maior por parte da população para entender a previdência privada, por isso treinamos os funcionários para fazer uma abordagem qualificada, mostrando os benefícios de fazer uma programação de poupança com contribuição mensal para previdência”, diz. Segundo ele, a aceitação surpreendeu e a Brasilprev espera crescer mais. “Queremos pelo menos dobrar esse número, talvez chegar a 140 mil novos clientes”, afirma Malieni.
Quer investir em ações? Abra uma conta na XP Investimentos: online, rápido e grátis.
Um dos atrativos da campanha é que o cliente, pelo valor mínimo de entrada de R$ 100, tem acesso a fundos que têm as características de quem tivesse R$ 500 mil para aplicar. Com isso, a Brasilprev cria uma opção para uma população que não vem pensando em previdência privada, diz Malieni. A média de aplicação é baixa, R$ 250,00, o que mostra que a Brasilprev está abrindo uma nova frente de mercado, de menor renda. “A previdência hoje é concentrada em uma faixa de renda mais alta e queremos alargar esse universo de investidores”, afirma Malieni. Segundo o executivo, a estratégia é de longo prazo e é mais estratégica. Os valores aplicações, cerca de R$ 16 milhões, são pequenos em relação aos R$ 267 bilhões de reservas da Brasilprev. “Mas, como líderes de mercado, temos a obrigação de criar novas opções para incluir mais cidadãos e investidores em previdência privada”, diz. Além disso, é uma forma de ajudar a população a ter mais disciplina com o dinheiro e estimular a poupança de longo prazo e a disciplina de manutenção de reservas mensais. Malieni diz que a Brasilprev vem cumprindo suas metas, mesmo com a grande concorrência que existe hoje no mercado de previdência privada. “Como líder, acabamos sendo mais atingidos pela concorrência, mas temos buscado novas alternativas”, explica. Ele diz que o país vive hoje um momento de inflexão nos mercados, com a queda dos juros e a alta dos mercados de renda variável. Essa mudança dá vantagem para a Brasilprev, que possui um portfólio amplo, com diversas alternativas de estratégias, afirma Malieni.