Brad Lightcap, COO da OpenAI, lidera a expansão global da empresa de inteligência artificial, que agora foca em clientes corporativos após o sucesso do ChatGPT. A OpenAI abriu novos escritórios no Brasil, Índia e Austrália para atender à crescente demanda empresarial. A equipe de “go-to-market” da empresa, responsável por vendas, sucesso do cliente e parcerias, cresceu de 50 para mais de 700 pessoas em 18 meses sob a liderança de Lightcap.
De startup a gigante de $500 bilhões
Em 2018, a OpenAI era uma startup de pesquisa sem fins lucrativos com apenas 40 funcionários e nenhum produto comercial. Sam Altman, o CEO, pediu a Lightcap para ajudá-lo a encontrar um gerente financeiro. Ninguém aceitou o cargo, então Lightcap assumiu a função temporariamente. Sete anos depois de se juntar à empresa, Lightcap é o diretor de operações de uma startup de 500 bilhões de dólares com 3.000 funcionários.
O foco mudou de um fenômeno de consumo para uma força no mercado corporativo. O lançamento do ChatGPT Enterprise em 2023 foi um ponto de virada, mostrando às empresas que os modelos de linguagem da OpenAI eram capazes de resolver problemas de negócios reais. Clientes como Moderna, Uber e Morgan Stanley começaram a integrar a tecnologia em suas operações, desde a descoberta de medicamentos até a gestão de ativos.
A delicada relação com a Microsoft
A expansão da OpenAI traz uma complicação: a crescente rivalidade com sua principal parceira e investidora, a Microsoft. A Microsoft investiu cerca de US$ 13 bilhões na OpenAI e integra seus modelos em produtos como o Copilot. No entanto, à medida que a OpenAI avança nas vendas diretas para empresas, as duas companhias competem pela mesma clientela.
A Microsoft argumenta que sua integração é mais fluida para clientes que já usam sua plataforma Azure, enquanto a OpenAI promete acesso direto às equipes que desenvolvem a tecnologia. Lightcap minimizou a rivalidade, afirmando que “o espaço de oportunidade é tão gigantesco que, de certa forma, é impossível não esbarrar em todo mundo”.
Brasil, Índia e Austrália no foco da expansão
A OpenAI está adaptando sua estratégia para refletir a demanda e as preferências de cada região. O Brasil, o mercado de crescimento mais rápido da OpenAI na América Latina, tem mais de 50 milhões de usuários mensais do ChatGPT, que enviam cerca de 140 milhões de mensagens por dia. O escritório em São Paulo será um centro de treinamento para educadores, ONGs e pequenas empresas, além de servir como um hub para a crescente comunidade de desenvolvedores no país.
Já a Índia se tornou a segunda maior comunidade de usuários da empresa em todo o mundo, impulsionada por sua base de desenvolvedores. A Austrália, por sua vez, emerge como um centro para a adoção empresarial na região Ásia-Pacífico.
Para Fábio Murad, CEO da SpaceMoney e criador do método Super ETF, a expansão de empresas de tecnologia como a OpenAI é um sinal da importância de estar exposto ao mercado global. “Não se pode mais ficar limitado a uma economia de moeda fraca. Investir globalmente em empresas consolidadas, com operações internacionais, é a melhor forma de proteger e multiplicar seu patrimônio no longo prazo”, afirma.