terça, 23 de abril de 2024
localiza unidas bb-bi

BB-BI avalia como positiva combinação entre Localiza e Unidas, e aponta sinergias

23 setembro 2020 - 18h59Por Investing.com

Por Gabriel Codas, da Investing.com - O Banco do Brasil Investimentos (BB-BI) avalia como positiva a combinação de negócios anunciada nesta quarta-feira pela Localiza (SA:RENT3) e Unidas (SA:LCAM3). Para os analistas, as sinergias envolvidas na transação são várias e deverão envolver principalmente quatro frentes: Despesa com pessoal, Aluguel das lojas de RAC e Seminovos, Custo de aquisição de veículos e custo de captação de dívida.

Ao final do pregão desta quarta-feira (23), as ações da Localiza tiveram alta de 13,97%, a R$ 58,97. Já os ativos da Unidas (SA:LCAM3) avançaram 17,27%, a R$ 24,85. O Ibovespa recuou 1,6%, aos 95.827 pontos — patamar mais baixo desde junho. 

A equipe destaca que aprovação pelo CADE deverá envolver discussão sobre a participação de mercado no segmento de RAC, com riscos de exigências do órgão de defesa da concorrência.

Por outro lado, o segmento de GTF deverá ser o mais beneficiado com a nova estrutura das operações combinadas. O potencial de crescimento no mercado de terceirização de frotas no Brasil é relevante e deverá ser o foco principal de crescimento da nova companhia enquanto a operação de RAC deverá se concentrar em setores com maior rentabilidade.

Com isso, a combinação de negócios permitirá a continuidade de crescimento de volume de locação e também aumento de rentabilidade.

O BB-BI reforça a recomendação de compra das ações do setor de locação de veículos. Para o banco, a nova companhia consolida liderança, captura escala e entregará retornos financeiros sustentáveis de longo prazo.

Transação

Os acionistas da Unidas receberão 0,44682380 ação ordinária da Localiza em substituição a cada 1 ação ordinária de emissão da Unidas. Com base na relação de troca, os acionistas da Localiza passariam a deter 76,85% da companhia combinada e os então acionistas da Unidas passariam a deter 23,15%.

Considerando o preço de fechamento dos papéis da Localiza na terça-feira, os acionistas da Unidas receberão 23,12 reais por ação, um prêmio de 9,1% sobre a cotação de fechamento da véspera. A operação, se consumada, também prevê a distribuição de até 425 milhões de reais em dividendos a acionistas da Unidas, o que eleva o prêmio para 13%.

Também considerando os preços de fechamento da terça-feira, o valor de mercado da Localiza era de 39,2 bilhões de reais e o da Unidas, de 10,8 bilhões de reais.

“A criação desta nova empresa com frota de 470 mil carros resultará em ganhos de sinergia na compra de carros novos e menores despesas gerais e administrativas, que a nosso ver não se refletem no preço atual das ações”, afirmaram os analistas Victor Mizusakdo e Gabriel Rezende, do Bradesco BBI, em nota a clientes.

“Do ponto de vista econômico-financeiro, a integração dos negócios deverá promover sinergias e aumentos de eficiência na companhia combinada resultante da incorporação de ações”, afirmaram as empresas de aluguel de veículos e gerenciamento de frotas em fatos relevantes à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O Bank of America atuou como assessor financeiro exclusivo da Localiza e o Banco Itaú BBA atuou como assessor financeiro exclusivo da Unidas. Pinheiro Neto e Machado Meyer atuaram como assessores legais da Localiza e Unidas, respectivamente.

A transação está condicionada à obtenção da aprovação dos acionistas das companhias e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), bem como à verificação de outras determinadas condições precedentes usuais para operações desta natureza.