terça, 16 de abril de 2024
Banrisul

Banrisul sobe após conclusão de PDV com 903 adesões

20 outubro 2020 - 14h38Por Investing.com

Por Leandro Manzoni, da Investing.com – As ações do Banrisul (SA:BRSR6) registram alta na tarde desta terça-feira na B3, acima dos ganhos do Ibovespa hoje, em dia marcado pelo otimismo nos mercados. O banco estatal do Rio Grande do Sul concluiu o período de manifestação de interesse e homologação de seu Plano de Desligamento Voluntário (PDV), com adesão de 903 funcionários, segundo comunicado da companhia.

O número representa 60% do total ofertado pelo banco no programa, o que corresponde a 9% do quadro de funcionários, segundo o analista Marcel Campos, da XP Investimentos, em relatório.

Por volta das 14h40, os papéis do Banrisul avançavam 3,80% a R$ 12,56. O Ibovespa subia 1,89% a 100.522 pontos.

Segundo o banco, o atual PDV, além de superar o número de adesões dos empregados dos Planos de Desligamento anteriores, inovou ao ser firmado por meio de um acordo coletivo realizado com sindicatos representantes da categoria bancária, com uma cláusula específica de quitação total do contrato de trabalho.

Avaliação dos analistas

A XP Investimentos tem uma visão positiva do processo e prognosticou que o mercado teria uma visão similar, o que de fato ocorre com a forte alta do preço das ações. O analista Marcel Campos ressalta o sucesso do programa, que ocorreu em meio à pandemia de coronavírus.

Além disso, a avaliação da corretora é de melhora da eficiência do banco – que possui o pior índice de eficiência entre os grandes bancos, segundo a XP – e sinaliza que a gestão busca rentabilidade e digitalização.

O custo do PDV vai ser refletido temporariamente no balanço do quarto trimestre de 2020, com o benefício sendo visto a partir de 2021. A XP calcula que o plano pode levar a uma redução de R$ 180 milhões nos gastos do banco por ano (13% do lucro anual, segundo a XP).

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje