terça, 16 de abril de 2024
Trimestre forte

Ativa recomenda compra de ações da Energisa (ENGI11) após resultado do segundo trimestre de 2021

Relatório destaca que a companhia teve um crescimento superior em 80% ao nacional nos últimos 10 anos e ainda tem um grande potencial de atuação em Rondônia e Acre

24 agosto 2021 - 17h02Por Investing.com

Por Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com - A Energisa (SA:ENGI11) teve a sua recomendação atualizada para compra, com preço-alvo a R$ 57,00, pela Ativa Investimentos. O potencial de valorização é de 29% e reflete o forte resultado operacional do segundo trimestre.

O relatório destaca que a companhia teve um crescimento superior em 80% ao nacional nos últimos 10 anos e ainda tem um grande potencial de atuação em Rondônia e Acre. A empresa também apresentou no 2T21 perdas inferiores ao patamar regulatório, algo que não acontecia desde o 4T18, graças a campanhas de conscientização e ao desenvolvimento da Voltz. 

No trimestre, a alavancagem caiu de 3,0x para 2,5x. Ademais, a posição de caixa está confortável com R$ 5,6 bilhões, um prazo médio de dívida de 4,1 anos e um custo médio de 7,08% a.a. 

Por outro lado, o relatório destaca que a Energisa obtém mais de 90% das receitas vindas do setor de distribuição, segmento altamente cíclico e que, embora regulado, é amplamente relacionado com o ambiente de negócios do país. Assim, ações que reduzam o consumo, como as debatidas pelo governo para enfrentar a crise hídrica, podem impactar negativamente nos resultados. 

Além disso, alguns contratos de concessões podem não ser renovados caso as distribuidoras não consigam cumprir os indicadores de qualidade e financeiros por dois anos sucessivos ou ao final do quinto ano a contar da renovação das concessões.