quinta, 28 de março de 2024
ativa

Ativa Investimentos mantém carteira de FIIs de agosto inalterada; veja composição

04 agosto 2020 - 14h42Por Investing.com

Ativa Investimentos

Investing.com - A Ativa Investimentos divulgou nesta terça-feira a atualização da carteira de Fundos Imobiliários, com manutenção dos ativos. Para os analistas, dado o cenário de forte incerteza, o portfólio mantém o viés de cautela. Além disso, a diversificação por segmento com maiores alocações em ativos resilientes que passaram mais estáveis na crise está permitindo maior equilíbrio no desempenho da mesma.

No mês de julho, a carteira recomendada obteve um resultado de -0,9% contra -2,6% do IFIX. Após três meses de forte alta e recuperação do impacto gerado pela crise, o IFIX apresentou uma leve queda. No acumulado do ano, a Carteira Ativa FII apresenta um retorno de -7,8%, contra -14,5% do IFIX e +1,9% do CDI.

O segundo semestre do ano começou ainda com muita incerteza devido ao novo Coronavírus e aumento das tensões entre China e Estados Unidos. No Brasil, as pautas reformistas voltam ao cenário político, principalmente pelo encaminhamento da reforma tributário pelo governo ao congresso.

Fundos Imobiliários

No mercado financeiro, o mês de julho ficou marcado pelo retorno ao patamar de 100 mil pontos do principal índice da bolsa brasileira, o Ibovespa. Já no mercado de Fundos Imobiliários, os investidores acompanham com cautela o avanço da reforma tributária e a possibilidade de tributação sobre dividendos.

Apesar de toda instabilidade e incerteza quanto ao momento econômico, a B3 divulgou o boletim mensal de Fundos Imobiliários e no primeiro semestre de 2020 o número de investidores com FIIs em custódia aumentou em aproximadamente 40%. Cerca de 256 mil investidores iniciaram seus investimentos no segmento no período.

Apenas no primeiro semestre do ano foram captados, aproximadamente, R$ 11 bilhões para novas emissões, mesmo número de todo o ano de 2018. Para o segundo semestre a previsão é de um maior volume de Ofertas, demonstrando a forte demanda por novos Fundos e o crescimento do mercado.

Composição: 

15% - Rio Bravo Renda Educacional;
10% - BTG Pactual (SA:BPAC11) Logística, CSHG Renda Urbana, TG Ativo Real e UBS BR Recebíveis Recebíveis;
7,5% Bresco Logística, TRX Real Estate;
6% - JS Real Estate Multigestão;
5% - Hedge TOP FOFII 3 , CSHG Real Estate (SA:HGRE11), BTG Pactual FOF e RBR Properties;
4% - REAG Renda Imobiliária.