As ações da XP Inc. listadas na Nasdaq, a bolsa de valores de empresas de tecnologia nos EUA, registraram valorização de 12,42% na sessão desta terça-feira (10), fechando o dia cotadas a U$ 29,95 — a corretora brasileira abriu capital no dia 11 de dezembro do ano passado, com os papeis precificados a US$ 27.
Com a valorização de hoje, as ações da XP praticamente retomaram o nível que apresentavam no dia anterior à denúncia feita pela consultoria de investimentos The Winkler Group, na sexta-feira (06), de que a companhia brasileira havia fraudado suas demonstrações financeiras no processo que antecedeu o IPO (sigla em inglês para oferta pública inicial).
No domingo que se seguiu às acusações de manipulação contábil, o CEO da XP, Guilherme Benchimol, repudiou o que chamou de “acusações sérias” e declarou que as demonstrações financeiras da empresa haviam sido objeto de duas auditorias externas.
Em seguida, a corretora se manifestou formalmente em nota, afirmando que as acusações são “imateriais e irrelevantes” e disse não ter conhecimento “de qualquer investigação ou processo contra a XP Inc., seja no Brasil ou no exterior, com base nas alegações contidas em referido comunicado”.
Por sua vez, nesta terça-feira (10), a Vitreo, gestora que possui dois fundos de investimento com ações da XP Inc., enviou comunicado aos seus clientes informando não haver “base concreta apresentada para justificar qualquer recomendação de saída do fundo”.
A cotação das ações da XP Inc na Nasdaq pode ser acompanhada diretamente no site da SpaceMoney, neste link.