Menu
Busca terça, 19 de outubro de 2021
Blue3 - Cotações
Blue3 - Cotações Mobile
finançaspessoais

Após alta na abertura, Ibovespa cai com pessimismo no exterior; dólar volta a subir

16 abril 2020 - 11h31Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em queda durante o pregão desta quinta-feira (16), seguindo o pessimismo internacional com os dados que mostram a deterioração da economia dos EUA. Por volta das 11h30, as perdas eram de 0,72%, aos 78.263,50 pontos. O dólar comercial começou a sessão de negociações em queda, mas subia. A moeda norte-americana tinha valorização de 0,12%, cotada a R$ 5,249. Ontem, o índice fechou no vermelho, interrompendo a sequência positiva da semana, com ganhos nas últimas segunda e terça-feira. Veja os principais fatores que influenciaram o mercado financeiro na sessão de hoje:

Mercados internacionais

No Japão, o Nikkei 225 fechou com queda de 1,33%, enquanto o Shangai Composite subiu 0,31%. Na Europa, DAX 30 caía 0,27%, enquanto FTSE 100 tinha alta de 0,36%. CAC 40 perdia 0,70%. Nos Estados Unidos, Dow Jones cedia 0,76%, S&P 500 tinha queda de 0,13% e Nasdaq subia 0,78%.

Coronavírus

No mundo, são mais de 2 milhões de casos, além de 136 mil mortes. No Brasil, são 28 mil infectados e mais de 1700 óbitos. Enquanto isso, nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump defende que o pico de contágio no país já passou, e promete abandono gradual do isolamento social, com reabertura da economia em maio.

Desemprego nos EUA

Mais uma quinta-feira marcada pela divulgação dos novos pedidos de auxílio-desemprego nos EUA, mostrando a deterioração dos postos de trabalho no país: na última semana, foram 5,245 milhões de solicitações, abaixo do consenso Bloomberg. Desde o começo da crise alavancada pela pandemia de coronavírus, são mais de 22 milhões de novos desempregados.

Balanços nos Estados Unidos

A temporada de resultados do primeiro trimestre de 2020 continuou com a divulgação de empresas como BlackRock e Morgan Stanley.

PIB chinês

Na noite desta quinta-feira, a China publica o PIB do país para o primeiro trimestre, com projeções que apontam queda de 6,5%. Com a paralisação de atividades durante boa parte do período, com a pandemia de coronavírus, as exportações caíram mais de 17%.

Em Brasília

No cenário interno, a notícia que circula é que o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, vai ser demitido ainda nesta semana, após semanas de desentendimentos com o presidente Jair Bolsonaro. Ontem, o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, já se desligou da pasta. Enquanto isso, no Legislativo, o Senado aprovou ontem o texto-base do “orçamento de guerra”, que terá votação do segundo turno na próxima sexta. Com as alterações, o projeto deve voltar à Câmara dos Deputados.
Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Baixe nosso app: