quinta, 28 de março de 2024
Metodologia para fundo estruturado

Anbima lança precificação diária de Fundos de Investimento em Direito Creditório

Objetivo é que essa base seja expandida ao longo dos próximos meses

18 outubro 2021 - 19h35Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Adeolu Eletu via Unsplash

Os FIDCs (Fundos de Investimento em Direito Creditório) são os novos produtos a fazer parte da precificação da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Nesta segunda-feira (18) foi iniciada a divulgação diária das taxas e dos preços indicativos para cotas selecionadas, a partir de uma metodologia desenvolvida especificamente para esse tipo de fundo estruturado.

Além da ampliação da atividade de precificação na Anbima, a iniciativa tem o objetivo de fomentar a liquidez do produto no mercado financeiro, com o aumento da transparência e da segurança proporcionadas aos investidores. Os FIDCs têm se fortalecido cada vez mais como alternativas para a diversificação das carteiras de investimento: o volume de ofertas públicas desses fundos está no maior patamar dos últimos seis anos, com R$ 42,6 bilhões emitidos em 2021 (até setembro), em 335 operações. O resultado representa avanço sobre o total movimentado nos doze meses de 2020, quando foram registrados R$ 33,8 bilhões, em 306 ofertas.

Como consultar

A partir das 20hs, será possível consultar no site da Anbima as taxas indicativas e de compra e venda dos FIDCs, além dos preços unitários desses papéis. Inicialmente, serão divulgadas informações para dez cotas selecionadas pela Comissão de FIDCs da Anbima. O objetivo é que essa base seja expandida ao longo dos próximos meses. A atividade de precificação da Associação conta ainda com informações de títulos públicos federais, debêntures, CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) e CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio).