quarta, 24 de abril de 2024
melhor investimento

“Ações esquecidas” têm alto potencial de valorização, diz Levante

21 fevereiro 2020 - 18h19Por Redação SpaceMoney
O leque de opções disponíveis na hora de decidir onde investir seu dinheiro pode gerar mais dúvidas que respostas. Para investidores pessoas físicas, a resposta não é óbvia, mas um relatório da consultoria Levante Ideias conclui que ela pode estar presente nas “ações esquecidas", pertencentes a empresas menores e com grande chance de crescimento, mas que não recebem muita atenção de corretoras ou bancos.  Geralmente, as blue chips, como são conhecidas as ações com maior volume de negociação na bolsa, são preferência de grupos de acionistas qualificados – e, de acordo com a Levante, isso já é um motivo para o investidor pessoa física dar preferência às ações esquecidas pelos "tubarões" do mercado.

Small caps são bom negócio para novos investidores

Análise da consultoria Levante mostra que, para investidores que pretendem arriscar o dinheiro no mercado de ações, o certo é fugir de grandes empresas e apostar em outras com potencial de supervalorização, chamadas de small caps. Em alguns casos, é possível ver o investimento crescer em mais de 90% do aplicado inicialmente, em um prazo relativamente curto. Entre exemplos passados de small caps que ganharam valor de mercado rápido e se consolidaram entre os acionistas são a Magazine Luiza e Unipar. Porém, para quem começa hoje, o ideal é fugir de quem já cresceu e procurar companhias emergentes, olhando o futuro, de acordo com a Levante. Para encontrar empresas com alto potencial de valorização, o relatório afirma que deve se considerar aspectos quantitativos, como boas perspectivas no setor de atuação, geração de caixa e baixo nível de endividamento. E também fatores qualitativos, como bom gerenciamento. “Por causa de seu menor valor de mercado, elas podem ser alvo de aquisição de grandes empresas, o que também pode gerar valorização”, afirma a empresa de investimentos.

Economia favorável para investimentos

A Levante considera que o cenário econômico é favorável para o crescimento da Bolsa de Valores e investimento em ações. Projeções de especialistas consideram que, até o fim de 2020, o Ibovespa pode chegar a 130 mil pontos. A redução da taxa Selic para níveis mais baixos, combinada à baixa inflação, criou um cenário desfavorável para quem opta por deixar o dinheiro em fundos conservadores. A Levante interpreta que, no momento, “para ganhar mais você precisa se expor a algum risco. E a percepção disso está atraindo cada vez mais capital para a bolsa de valores, o que favorece sua valorização. Outra perspectiva positiva é que empresas de capital aberto têm aumentado seus lucros. No 3º trimestre de 2019, os ganhos dessas companhias aumentaram em mais de 10%, comparados ao mesmo período de 2018. “Com a expectativa de lucros maiores, os investidores enxergam a possibilidade de pagar um valor mais alto por um ativo”, afirma a Levante. Leia mais: Ainda vale a pena investir em ações? Respondemos essa dúvida comum O Copom reduziu a Selic para 4,25% ao ano; o que fazer agora?