CRI

CRI e CRA

15 DEZ 2020 • POR Redação SpaceMoney • 20h26

O Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) e o Certificado de Recebíveis Agrícolas (CRA) são lastreados, respectivamente, por créditos imobiliários e  créditos agrícolas. O CRI e o CRA só podem ser emitidos por companhias securitizadoras. Tipos de CRI e CRA:

Prefixado; por ser uma taxa previamente definida. Assim, investidor sabe quanto irá ganhar do início ao vencimento; Pós-fixado: o rendimento é determinado de acordo com algumas taxas já existentes, como a taxa Selic e o CDI (Certificado de Depósito Interbancário); Prefixado + Pós-fixado: essa opção é uma mistura das duas anteriores, uma parte dos seus investimentos vira um CRI ou um CRA prefixado e a outra um CRI ou um CRA pós-fixado.

Vantagens:

O CRI e o CRA são isentos do Imposto de Renda; Geralmente, as ofertas são mais atrativas do que outras ofertas de renda fixa. 

Desvantagens:

O CRI e o CRA não são assegurados pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC); Possuem baixa liquidez

Tributação: O rendimento feito por aplicações financeiras em CRI ou CRA, que foram realizados por Pessoa Física, são isentos de impostos. Já o rendimento feito por aplicações financeiras em CRI ou CRA que foram realizadas por Pessoa Jurídica, são cobrados da seguinte forma:

Período de aplicação Tributação Entre 0 e 6 meses Imposto de 22,5% sobre a rentabilidade Entre 6 e 12 meses Imposto de 20% sobre a rentabilidade Entre 12 e 24 meses Imposto de 17,5% sobre a rentabilidade Superiores a 24 meses Imposto de 15% sobre a rentabilidade

  Essa tabela também é válida aos ganhos de capital obtidos por aplicações financeiras, seja Pessoa Física ou Jurídica.

Leia Também

Pagamentos

Boletos pagos até às 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia

12 MAR 2024 • 16h15
CORRUPÇÃO

Brasil cai 10 posições, fica em 104º lugar com 36 pontos em índice anticorrupção, aponta relató

30 JAN 2024 • 17h40
Sustentabilidade

Revolução Verde-Amarela: A Ascensão do Futebol Sustentável no Brasil

18 JAN 2024 • 15h33
Empresas

SHEIN lança programa para designers e artistas do Brasil venderem suas peças

17 JAN 2024 • 15h30
Ver todas as notícias