Ferramentas

Como a tecnologia ajuda a prevenir riscos nos investimentos

O risco é algo inerente ao mercado financeiro, mas a tecnologia pode ajudar a prevenir grandes perdas; confira

2 JUN 2022 • POR Redação Spacemoney • 17h19
Anna Nekrashevich

Por Cedro Technologies

O risco é algo inerente ao mercado financeiro. Ao mesmo tempo em que é possível obter lucros e ter grandes retornos, também existe a possibilidade de acumular prejuízos, a depender da situação. Como um trader pode prevenir grandes perdas em seus investimentos?

Além de seus conhecimentos para evitar que isto aconteça, traders contam com mais uma ferramenta para prevenir riscos em seus investimentos: a tecnologia. E de qual maneira ela contribuiu para sua segurança ao investir?

A prevenção já começa no momento de abrir uma conta em uma corretora de investimentos. Atualmente, durante o cadastro, a pessoa precisa responder algumas perguntas para que seja definido o seu perfil de investidor: conservador, moderado ou agressivo/arrojado. Este processo é conhecido como suitability.

A definição deste perfil tem como objetivo evitar que o investidor corra riscos desnecessários no momento de realizar seus investimentos, de acordo com as respostas dadas durante o cadastro.

Já dentro da Bolsa de Valores, até mesmo quem não tem esse costume de operar no mercado financeiro sabe que ações podem valorizar ou desvalorizar em questão de segundos.

Investidores tem acesso a esses dados em tempo real também graças à tecnologia: estamos falando das APIs, um conjunto de aplicações que possibilitam a comunicação entre plataformas distintas.

As APIs são as responsáveis por trazer, em questão de milissegundos, as informações atualizadas no mercado financeiro. Elas fazem a comunicação entre os servidores da Bolsa e os home brokers para disponibilizar estes dados.

Desta forma, investidores podem tomar decisões rápidas para evitar prejuízos, caso algum papel sofra uma rápida desvalorização.

Por trás de cada operação feita no mercado financeiro, também existe um sistema que avalia e gerencia o risco de cada compra ou venda de ações feita pelo trader.

Por exemplo, se assim quiser, a pessoa pode colocar uma trava, conhecida como stop loss, para evitar grandes prejuízos em sua operação, caso um determinado papel desvalorize rapidamente. Este sistema também pode alertar o trader se ele fizer alguma operação que ultrapassa o que está em sua carteira.

Por fim, esta tecnologia também oferece o chamado monitor de risco, ferramenta usada por bancos e corretoras para avaliar e gerenciar as operações feitas por seus clientes.

Uma plataforma disponível no mercado que conta com todas estas tecnologias de prevenção de riscos é o Fast Trade, desenvolvido pela Cedro Technologies e presente em diversas corretoras de investimentos do país.

Com o Fast Trade, qualquer trader pode investir com confiança e segurança. Além disso, ela conta com notícias em tempo real, um simulador e também uma opção para quem desejar investir em criptomoedas.

Estas são algumas das maneiras em que a tecnologia está presente para a prevenção de riscos nos investimentos. Não se esqueça da contribuição dela para que você continue investindo sem correr riscos desnecessários.

Leia Também

Pagamentos

Boletos pagos até às 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia

12 MAR 2024 • 16h15
CORRUPÇÃO

Brasil cai 10 posições, fica em 104º lugar com 36 pontos em índice anticorrupção, aponta relató

30 JAN 2024 • 17h40
Sustentabilidade

Revolução Verde-Amarela: A Ascensão do Futebol Sustentável no Brasil

18 JAN 2024 • 15h33
Empresas

SHEIN lança programa para designers e artistas do Brasil venderem suas peças

17 JAN 2024 • 15h30
Ver todas as notícias