FGTS

Saque extraordinário do FGTS: como fazer o dinheiro render mais?

Segundo especialistas, sacar o valor vale a pena, mas é preciso entender a realidade financeira de cada trabalhador para que seja possível fazer o melhor uso do dinheiro

20 ABR 2022 • POR Redação Spacemoney • 13h29
- Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta quarta-feira (20), tiveram início os novos saques extraordinários do FGTS. De acordo com a Caixa Econômica Federal, a medida atinge cerca de 42 milhões de trabalhadores, que têm direito a resgatar até R$ 1 mil de suas contas ativas ou inativas.

Para especialistas, sacar o valor vale a pena e, a partir daí, é preciso entender a realidade financeira de cada trabalhador para que seja possível fazer o melhor uso do dinheiro.

Para aqueles que estão no vermelho, a dica é usar o montante para quitar dívidas, priorizando aquelas com juros mais altos. Agora, se as contas estiverem em dia, é uma boa hora para aplicar o valor em investimentos mais rentáveis.

Contas pagas? Invista!

Ana Paula Netto, consultora financeira da Onze, explica que o  FGTS rende 3% ao ano, mais a TR (atualmente em 0,048% ao ano) e uma parcela do resultado do fundo, que varia conforme o ano.

“Levando em consideração as rentabilidades dos últimos anos e o fato de serem poucas as oportunidades para se resgatar o FGTS, a minha sugestão é sacar o dinheiro e investi-lo conforme os seus objetivos pessoais”, recomenda.

Se, por exemplo, você quiser utilizar esse valor para complementar a sua reserva de emergência, Ana Paula sugere aplicar em um CDB pós-fixado que pague pelo menos 100% do CDI e que tenha liquidez diária. Outra possibilidade é aplicar o valor no Tesouro Selic.

Outras opções

O head de Alocação da XP Investimentos, Rodrigo Sgavioli, ressalta que, em primeiro lugar, é importante avaliar se não vale usar esse dinheiro para quitar dívidas, pois elas custam caro e têm taxas muito altas.

Já para quem está no azul, sacar o FGTS é uma oportunidade para iniciar ou expandir investimentos.

“O FGTS te ‘força’ a poupar, mas com retornos muito menores que os investimentos mais conservadores. Então vale muito sacar e investir. Qualquer aplicação vinculada à Selic, 100% do CDI ou Fundo Trend DI Simples, já supera os 3% do rendimento do FGTS. Então eu recomendaria esse cenário para a construção de uma reserva de emergência alocada nesses ativos”, diz Sgavioli.

Agora, se a reserva de emergência já está formada, o especialista sugere ao investidor pensar no seu perfil e avaliar a possibilidade de retornos maiores, porém, com mais risco também.

Impacto na economia

Segundo Ana Paula Netto, consultora financeira da Onze, a liberação do FGTS, juntamente à medida de adiantamento do 13º para aposentados e pensionistas do INSS, são ações que fazem parte do Programa Renda e Oportunidade, lançado pelo governo em 17 de março.

As medidas têm como objetivo movimentar a economia e gerar poder de compra, principalmente, para os brasileiros de menor renda.

O saque é uma tentativa do Governo Federal de aquecer a economia em tempos de crise. Os beneficiários desse saque poderão pagar dívidas, investir ou consumir, fazendo, dessa forma, a roda da economia girar. A expectativa é que pelo menos R$ 30 bilhões entrem em circulação, pontua Ana Paula.

“De fato, a medida terá impacto na economia e isso é visto com bons olhos pelos economistas. Contudo, é um impacto pontual e restrito aos meses de saque, os benefícios trazidos por essa medida são de curto prazo. Para, de fato, vermos um impacto significativo e duradouro, se faz necessário um conjunto de medidas voltado para o médio e longo prazo”, alerta a consultora.

Quem pode e como sacar?

A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta poupança digital, usada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários.

Os valores só podem ser movimentados por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas e a realização de compras virtuais em estabelecimentos não conveniados. O Caixa Tem também permite o saque em caixas eletrônicos e a transferência para a conta de terceiros.

O trabalhador precisa ficar atento. A maioria dos cerca de 42 milhões de trabalhadores receberá o dinheiro automaticamente, na conta poupança social digital da Caixa. No entanto, em caso de dados incompletos que não permitam a abertura da conta digital, ele terá de pedir a liberação dos recursos.

Todo o processo para pedir o saque será informatizado. O trabalhador não precisará ir à agência da Caixa, bastando entrar no aplicativo oficial do FGTS, disponível para smartphones e tablets, e inserir os dados pedidos.

O aplicativo dá a opção para o trabalhador pedir o crédito em qualquer conta corrente ou poupança de qualquer banco. A possibilidade, no entanto, só vale para quem aceitar fornecer a foto de um documento oficial para cadastrar a biometria.

Pelo calendário divulgado em março, a liberação dos recursos segue cronograma baseado no mês de nascimento do trabalhador. O dinheiro será liberado em etapas até 15 de junho, quando recebem os nascidos em dezembro.

Retirada

Outro ponto a que o trabalhador precisa ficar atento é a retirada do dinheiro. Os recursos estarão disponíveis até 15 de dezembro e voltarão para a conta vinculada do FGTS depois dessa data, caso não sejam gastos, retirados ou transferidos para a conta corrente.

O dinheiro não movimentado será restituído ao FGTS com correção pelo rendimento do Fundo de Garantia, correspondente ao período em que ficou parado na conta poupança digital.
 

Leia Também

Criptomoedas

Euro ou dólar: qual moeda seria a mais forte para proteger a minha carteira de investimentos?

28 ABR 2024 • 12h00
Financiamento

Financiamento para construções: o que você precisa saber antes de contratá-lo em 2024

23 ABR 2024 • 14h30
Educação financeira

O caminho para avançar além do acesso à saúde financeira

18 ABR 2024 • 12h40
Investimentos

Análise fundamentalista de ações: como funciona e como usar os indicadores?

16 ABR 2024 • 13h00
Ver todas as notícias