Investimento alternativo

Plataforma de investimentos aposta em royalties musicais de sucessos do forró

Hurst adquiriu direitos sobre 730 obras e 568 fonogramas dos compositores Chrystian Lima e Ivo Lima

28 FEV 2022 • POR Redação SpaceMoney • 17h00
Revista algomais

Após adquirir direitos de diversas músicas e composições da MPB (Música Popular Brasileira), rock nacional, funk e sertanejo, a Hurst Capital, por meio de seu braço, Músicas do Brasil, adquiriu os direitos aos royalties musicais de 730 obras e 568 fonogramas de titularidade de Chrystian Lima e de Ivo Lima, conhecidos representantes do forró nacional. Por meio dessa operação, a empresa e seus clientes serão cessionários de recebíveis dos próximos 36 meses a partir de setembro de 2021.

Os royalties serão pagos mensalmente aos investidores com retorno esperado para a operação, em um cenário base, de 16,30% ao ano (líquido de fees e bruto de impostos), com um múltiplo de aproximadamente 1,37x e um horizonte de investimento de 36 meses com repasses mensais. O aporte mínimo para investimento é de R$ 10 mil. Em um cenário pessimista o retorno pode ficar em 10,73% e em um cenário otimista em até 22,06%.

Segundo o CEO da Hurst, Arthur Farache, a operação de recebíveis com as obras de Chrystian Lima e de Ivo Lima, além de mostrar a consolidação desse tipo de investimento no Brasil, é uma ótima oportunidade para quem deseja obter ganhos maiores do que a renda fixa sem deixar de lado a segurança.

“São dois grandes artistas com canções bastante executadas e pertencentes a um gênero musical cada vez mais ouvido pelos brasileiros”, declarou.

O forró saltou em 2020 do sexto para o quarto lugar entre os gêneros mais ouvidos no Top 200 do Brasil no Spotify. Os forrozeiros superaram os rappers brasileiros e os cantores de pop nacional, conforme mostra levantamento com base em dados da plataforma. O gênero musical é o que mais avança atualmente no País, tendo crescido mais de 250% entre 2017 e 2020, segundo o Spotify Charts.

No início dos anos 2000, Chrystian e Ivo foram compositores de alguns dos maiores sucessos da banda Calcinha Preta, como "Manchete nos Jornais", "Mágica" e "Cobertor". A banda, que foi sucesso absoluto no período, continua em atividade e apresentando bons números nas plataformas digitais, incluindo um disco de regravações com alguns dos sucessos deste catálogo.

Chrystian e Ivo se destacaram também por composições fora do gênero forró, fazendo parcerias com grandes intérpretes de sertanejo e de ritmos regionais do Norte do Brasil.

Eles são os compositores de ‘Pirraça’, um dos primeiros sucessos da dupla Jorge & Mateus. Além disso, foram responsáveis pela composição da obra "Leilão", interpretada por diversos artistas nacionais e com gravação de maior sucesso na voz de César Menotti & Fabiano, versão que possui atualmente mais de 27 milhões de visualizações no YouTube e mais de 8 milhões de reproduções no Spotify.

A estrutura de capital da Músicas do Brasil é sustentada pelos seus ativos em carteira, ou seja, o seu catálogo de músicas - que já possui mais de 20 mil obras e fonogramas, com grande diversificação por público e gênero musical.

As primeiras operações tiveram início em 2019 e o interesse nesse tipo de investimento tem crescido desde então. Apesar de ser um segmento novo no País, os royalties musicais são bem conhecidos no exterior.

*Com informações da Assessoria da Hurst

Leia Também

Pagamentos

Boletos pagos até às 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia

12 MAR 2024 • 16h15
CORRUPÇÃO

Brasil cai 10 posições, fica em 104º lugar com 36 pontos em índice anticorrupção, aponta relató

30 JAN 2024 • 17h40
Sustentabilidade

Revolução Verde-Amarela: A Ascensão do Futebol Sustentável no Brasil

18 JAN 2024 • 15h33
Empresas

SHEIN lança programa para designers e artistas do Brasil venderem suas peças

17 JAN 2024 • 15h30
Ver todas as notícias