Política monetária

BCE mantém taxa de juros e compra elevada de títulos após nova orientação

Instituição reafirma sua determinação de se orientar contra as expectativas de um aperto antecipado por conta da alta da inflação no primeiro semestre

22 JUL 2021 • POR Investing.com • 09h28
Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu Foto: Ralph Orlowski/Reuters - Ralph Orlowski/Reuters

Por Geoffrey Smith, da Investing.com - O Banco Central Europeu (BCE) disse que espera continuar comprando títulos em ritmo elevado nos próximos dois meses, reafirmando sua determinação de se orientar contra as expectativas de um aperto antecipado da política monetária por conta da alta da inflação no primeiro semestre deste ano.

O BCE também disse que não aumentará as taxas de juros até que seu novo objetivo de uma taxa de inflação de 2% esteja bem ao alcance, e até que o Conselho do BCE considere que as pressões sobre os preços subjacentes são fortes o suficiente para mantê-lo em torno de 2% no médio prazo.

A mudança na orientação do BCE ocorre uma semana depois de o banco ter adotado uma nova meta de inflação de 2%, algo que permite um limite de tolerância um pouco mais alto para a inflação acima da meta. O BCE disse que sua nova abordagem "também pode implicar um período transitório em que a inflação está moderadamente acima da meta".

Leia Também

Pagamentos

Boletos pagos até às 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia

12 MAR 2024 • 16h15
CORRUPÇÃO

Brasil cai 10 posições, fica em 104º lugar com 36 pontos em índice anticorrupção, aponta relató

30 JAN 2024 • 17h40
Sustentabilidade

Revolução Verde-Amarela: A Ascensão do Futebol Sustentável no Brasil

18 JAN 2024 • 15h33
Empresas

SHEIN lança programa para designers e artistas do Brasil venderem suas peças

17 JAN 2024 • 15h30
Ver todas as notícias