Become Index

Pandemia impulsiona inovação e aumenta demanda do consumidor por personalização, aponta Mastercard

Levantamento mostra que as pessoas demandam mais ações, enquanto muitas empresas não atendem plenamente essa expectativa de seus clientes

13 JUL 2021 • POR Redação SpaceMoney • 14h20
Jannoon028/Freepik

A pesquisa Become Index, realizada pela Mastercard e a Harvard Business Review Analytics Services, identificou que a pandemia impulsionou a demanda por soluções digital-first e experiências mais personalizadas no ano passado. 

Em sua segunda edição, o material aponta que 53% dos executivos entrevistados afirmam que suas organizações priorizam a inovação. 42% afirmam que suas empresas reagiram à necessidade de inovar, com aumento de seus orçamentos. Para isso, foram desenvolvidas novas maneiras de manter os funcionários seguros e novos caminhos para se conectar e atender aos clientes.

O levantamento foi realizado com mais de 1.800 líderes empresariais e mais de 10.000 consumidores em todos os setores pelo o mundo. Foram identificadas as principais características que definem as empresas mais inovadoras:

• Agilidade: acompanham a adoção de tecnologias digitais de forma ágil e as necessidades do cliente em tempo real, especialmente em experiências sem contato;
• Análise 'Surround Sound': tomam decisões baseadas em dados;
• Segurança de dados blindada: protegem os clientes e seus dados;
• Investimento estratégico: assumem riscos intencionais e aceitam o fracasso como parte do processo;
• Proximidade do cliente: mantêm os clientes próximos como orientadores para o processo de inovação.

"À medida que o mundo mostra sinais de recuperação pós-pandemia, o ritmo da inovação nos trouxe novas oportunidades, mas também alguns desafios. Muitas organizações provaram que podem ser rápidas e emergir mais fortes para o que está por vir, mas há algumas lacunas naquilo que as empresas consideram importante e naquilo que os consumidores precisam durante e após a pandemia", afirma Alex Clemente, Diretor Geral da Harvard Business Review Analytic Services (HBR-AS).

"Acredito que as empresas e a sociedade, em geral, serão forçadas a redefinir o que significa ser inovador. E as empresas em todos os lugares precisam reavaliar se o ritmo dessa mudança pode ser sustentado", completa.

Se as companhias desejam se destacar no futuro endereçando os riscos de hoje e as demandas dos consumidores, será necessário focar em cinco áreas-chave:

• Reconstruir de forma humana: 71% dos consumidores afirmam ser mais provável que comprem das marcas que refletem seus valores e oferecem melhor atendimento aos seus clientes e funcionários;

• Romper as barreiras do trabalho remoto: 38% dos executivos citam o trabalho remoto como um desafio para a inovação e o crescimento futuros.

Um conjunto de equipes distribuídas não apenas apresenta barreiras à colaboração, - mas, também, pode manter as pessoas afastadas de recursos que apoiam a inovação;

• Priorizar os investimentos em inovação: Um dos desafios mais comuns à inovação é uma perspectiva econômica incerta e a perda potencial de receita.

Mais da metade dos entrevistados, 63% cita a incerteza econômica e 46% citam a perda de receita como um desafio à inovação, tornando mais difícil decidir quais esforços buscar e quais apresentar;

• Prevenir problemas de segurança e privacidade de dados: Apenas 37% das organizações entrevistadas indicaram investimentos recentes ou que planejam investir em privacidade de dados e gerenciamento de segurança cibernética para melhorar a experiência do cliente.

Da mesma forma, apenas 35% dos entrevistados afirmaram que os investimentos recentes em privacidade e segurança de dados foram feitos em reação à pandemia;

• Personalizar a proximidade com o cliente: Dentre os consumidores entrevistados, 36% afirmaram desejar compartilhar mais informações pessoais se isso significar uma experiência de atendimento mais imediata e personalizada.

Por meio de investimentos em recursos digitais orientados por dados e em tempo real, é possível compreender as necessidades do cliente.

"Este relatório mostra que as pessoas estão exigindo uma ação real. O mundo mudou com a pandemia e as pessoas estão tendo menos paciência com apenas com o discurso das companhias sem uma ação efetiva", diz Michael Miebach, CEO da Mastercard. "Como vimos nesses resultados, muitas empresas não estão atendendo à essa expectativa e, portanto, precisarão trabalhar mais para isso", finaliza.

Com informações de JeffreyGroup Brasil.

 

Leia Também

Pagamentos

Boletos pagos até às 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia

12 MAR 2024 • 16h15
CORRUPÇÃO

Brasil cai 10 posições, fica em 104º lugar com 36 pontos em índice anticorrupção, aponta relató

30 JAN 2024 • 17h40
Sustentabilidade

Revolução Verde-Amarela: A Ascensão do Futebol Sustentável no Brasil

18 JAN 2024 • 15h33
Empresas

SHEIN lança programa para designers e artistas do Brasil venderem suas peças

17 JAN 2024 • 15h30
Ver todas as notícias