Economia Americana

Você já ouviu falar em Payroll? Saiba porque esse indicador interessa tanto aos investidores

Dado mostra a força de trabalho da economia norte-americana, mede quantas pessoas estão empregadas e recebem salário no país.

29 JUN 2021 • POR Redação SpaceMoney • 12h18

Você sabe o que é ou já ouvir falar sobre Payroll? Esse indicador apresenta a folha de pagamentos dos setores secundário e terciário (portanto, exceto o setor agrícola) dos Estados Unidos. O dado mostra a força de trabalho da economia norte-americana, mede quantas pessoas estão empregadas e recebem salário no país.

Divulgado sempre na primeira sexta-feira de cada mês, às 8h30 do horário de Washington, o Payroll sempre mexe com o mercado financeiro e com os traders.

"O Payroll é um proxy sobre o nível de emprego da população americana com atividade regular no momento. Portanto, é um índice importante por conta de arrecadação de impostos federais, além da geração e distribuição de renda e o consumo nos EUA", explica Marcelo Cambria, especialista em investimentos e coordenador de pós-graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).

Os principais indicadores divulgados com o Payroll são o ganho médio por hora trabalhada, balança comercial e taxa de desemprego na economia americana.

"O mercado é mais sensível à taxa de desemprego, balança comercial e ganho médio por hora trabalhada, nesta ordem, na minha avaliação", opina Cambria.

Como a taxa de desemprego envolve o nível de ocupação, este indicador, explica o especialista, aponta como acontecerá a geração de renda daquele mercado. Portanto, incentiva ou não a geração de investimentos.

Como os dados refletem a folha de pagamento, há uma sinalização de quais indústrias e setores contratam mais. Em última análise, indica o rastro do investimento. E investimento de longo prazo gera emprego o que, por sua vez, promove o aumento de renda média.

"Assim, equipes de research de grandes bancos fazem análise de qual setor da economia está contribuindo mais para o indicador de payroll, gerando oportunidade ao investidor de bolsa".

Segundo Cambria, se o mercado entende que o Payroll virá aquém das expectativas, é momento de ficar vendido e ganhar com a queda de preço. Se a expectativa é a divulgação de um resultado acima daquele já precificado pelo mercado, é o momento de ficar comprado e ganhar com a alta.

"É assim que o mercado busca aproveitar as informações de Payroll. E ele, em geral, também influencia o mercado de capitais brasileiro", finaliza.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).

Leia Também

Pagamentos

Boletos pagos até às 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia

12 MAR 2024 • 16h15
CORRUPÇÃO

Brasil cai 10 posições, fica em 104º lugar com 36 pontos em índice anticorrupção, aponta relató

30 JAN 2024 • 17h40
Sustentabilidade

Revolução Verde-Amarela: A Ascensão do Futebol Sustentável no Brasil

18 JAN 2024 • 15h33
Empresas

SHEIN lança programa para designers e artistas do Brasil venderem suas peças

17 JAN 2024 • 15h30
Ver todas as notícias