Consumo

Pagamento por cartão segue sendo preferência do brasileiro ao fazer compras online, diz Yapay

De acordo com estudo da plataforma, a preferência do consumidor se mantém por conta dos benefícios e flexibilidades

21 MAI 2021 • POR Redação SpaceMoney • 12h46
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em estudo sobre os consumidores realizado nos dois últimos anos, a Yapay, unidade de pagamentos do grupo Locaweb, observou que o cartão continua como forma de pagamento mais utilizada. Os dados foram analisados a partir do comportamento da base ao longo de 2020, e estabelece também um comparativo com os resultados apurados no ano anterior.

Em 2019, 67% das pessoas optaram por essa opção ao realizarem pagamentos. Em 2020, a porcentagem foi de 66.8%. Já os boletos bancários ficaram em segundo lugar, com 32,2% e 32,7%, respectivamente.

Com as compras pela internet, consumidores têm uma variedade de escolhas que podem ser feitas na hora de realizar o pagamento com meios de pagamentos completos que oferecem como solução as opções de cartões de crédito, boleto bancário, link de pagamento, pagamento recorrente, entre outros.

"Isso mostra que a construção de qualquer produto deve ser pensada com foco na demanda e na usabilidade, a metodologia de pagamento é uma opção do consumidor", afirma Natália Tukoff, diretora comercial e de marketing da Yapay, que também afirma que o uso do cartão traz "flexibilidade e versatilidade".

Segundo a pesquisa Webshoppers 43 Ebit|Nielsen , a quantidade de pedidos no e-commerce cresceu cerca de 41% de 2019 para 2020. O faturamento atingiu cerca de R$ 87,4 bilhões, contra R$ 61,9 bi, em 2019, com um aumento de 56% no número de pedidos em comparação entre os dois períodos.

Mas, apesar dos dados positivos, é importante ressaltar que as transações via cartão de crédito são também as mais visadas por fraudadores. 

"Em 2019, 1,5% do número total de pedidos foram tentativas ou fraudes, já em 2020 esse número passou a 1,3%. Considerando o crescimento do número de pedidos e as proporções ano a ano, a quantidade de pedidos não fraudulentos aumentou consideravelmente. Em resumo, a qualidade dos pedidos melhoraram, mas as quantidades aumentaram proporcionalmente ao número de pedidos", destaca a executiva.

"Visões como essa são fundamentais para o empreendedor que realizará transações online e, principalmente, que está começando no comércio eletrônico com cartões de crédito, pois ter um meio de pagamento que ofereça uma proteção para as transações realizadas pode garantir a saúde do projeto. Muitos negócios são abalados por fraudes logo no início, por isso a importância dessa proteção", conclui.

Com informações da NR-7 Comunicação.
 

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