SpaceDica

Saiba o que é o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e como ele protege você na hora de investir

O FGC é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que protege investidores que aplicam em renda fixa

30 ABR 2021 • POR • 17h39

Investir em um ativo de renda fixa pode causar alguns temores, como a falência da instituição, por exemplo. Esse cenário faria todo o seu patrimônio ir “por água abaixo”. É para isso que existe o FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

O FGC é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que protege correntistas e investidores que aplicam em renda fixa de perdas de recursos relacionados a falência, intervenção ou liquidação das instituições associadas.

Você pode conferir todas as instituições associadas ao FGC clicando neste link.

Ele funciona da seguinte maneira: as instituições são obrigadas a se associar por meio de contribuições mensais. Caso a instituição venha a falir, o fundo irá cobrir os depósitos e investimentos dos consumidores até os limites pré-estabelecidos. A entidade também pode disponibilizar recursos para que a financeira recupere liquidez e evite esse cenário.

Quais investimentos são “cobertos”?

O FGC garante a proteção de até R$ 250 mil por pessoa, ou conta conjunta, em cada conglomerado financeiro, até o valor máximo de R$ 1 milhão, em instituições diferentes. 

De acordo com o próprio FGC, os investimentos abaixo têm proteção garantida:

Depósitos à vista ou sacáveis mediante aviso prévio; Depósitos de poupança; Depósitos a prazo, com ou sem emissão de certificado (CDB/RDB); Depósitos mantidos em contas não movimentáveis por cheques destinadas ao registro e controle do fluxo de recursos referentes à prestação de serviços de pagamento de salários, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares; Letras de câmbio (LCs) Letras hipotecárias (LHs) Letras de crédito imobiliário (LCIs) Letras de crédito do agronegócio (LCAs) Operações compromissadas que têm como objeto títulos emitidos após 08 de março de 2012 por empresa ligada.

Leia Também

Criptomoedas

Euro ou dólar: qual moeda seria a mais forte para proteger a minha carteira de investimentos?

28 ABR 2024 • 12h00
Financiamento

Financiamento para construções: o que você precisa saber antes de contratá-lo em 2024

23 ABR 2024 • 14h30
Educação financeira

O caminho para avançar além do acesso à saúde financeira

18 ABR 2024 • 12h40
Investimentos

Análise fundamentalista de ações: como funciona e como usar os indicadores?

16 ABR 2024 • 13h00
Ver todas as notícias