Troca de comando

Guedes demite secretário de Fazenda após embates em torno do Orçamento, diz jornal

Mudanças atingem também Programa de Parcerias de Investimentos e comércio exterior

27 ABR 2021 • POR Redação SpaceMoney • 15h08
Waldery Rodrigues - Edu Andrade/Ascom/Ministério da Economia

O ministro da Economia, Paulo Guedes, decidiu demitiu Waldery Rodrigues do cargo de secretário especial da Fazenda, após embates na sanção do Orçamento, segundo o O Estado de S. Paulo. Para seu lugar, o escolhido foi o atual secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, segundo apurou o Estadão/Broadcast. Na hierarquia do Ministério da Economia, o Tesouro Nacional é ligado à Secretaria Especial de Fazenda.

A saída de Waldery do cargo vem depois de uma série de embates em torno da sanção do Orçamento de 2021, que sofreu um veto de R$ 19,8 bilhões em despesas e um bloqueio adicional de R$ 9,3 bilhões.

A reportagem aponta que a área comandada por Rodrigues foi uma das mais ferrenhas defensoras do ajuste no Orçamento devido à maquiagem em despesas obrigatórias como benefícios previdenciários, visão contrária à do Congresso de que a peça poderia ser sancionada integralmente.

Segundo relatos feitos ao Estadão, Waldery queria ficar no cargo até junho, mas o Orçamento mostrou a necessidade de antecipar a mudança. A condução do processo pelo atual secretário foi muito criticada pela ala política, mas o trabalho de Waldery também costuma ser alvo de outras áreas dentro do Ministério da Economia, que reclamam que as decisões importantes "travam" na Fazenda.

Para o lugar de Funchal no Tesouro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, pode buscar um nome dentro da própria pasta.

Funchal assumiu o Tesouro em julho de 2020, após a saída de Mansueto Almeida. Antes, ele foi diretor de programa na própria Secretaria Especial de Fazenda.

 

Leia Também

Pagamentos

Boletos pagos até às 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia

12 MAR 2024 • 16h15
CORRUPÇÃO

Brasil cai 10 posições, fica em 104º lugar com 36 pontos em índice anticorrupção, aponta relató

30 JAN 2024 • 17h40
Sustentabilidade

Revolução Verde-Amarela: A Ascensão do Futebol Sustentável no Brasil

18 JAN 2024 • 15h33
Empresas

SHEIN lança programa para designers e artistas do Brasil venderem suas peças

17 JAN 2024 • 15h30
Ver todas as notícias