Criptomoedas

Bitcoin é um substituto para o ouro, não para o dólar, diz presidente do Fed

A ausência de elementos chaves e alta volatilidade são dois impedimentos apontados pelo presidente do Fed, Jerome Powell, para que o Bitcoin se torne uma "moeda útil"

22 MAR 2021 • POR Redação SpaceMoney • 14h33

A ausência de elementos chaves, como lastros confiáveis, e alta volatilidade são dois impedimentos apontados pelo presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, para que o Bitcoin se torne uma “moeda útil”. Powell declarou, nesta segunda-feira (22), que o ativo é mais substituto para o ouro do que para o dólar.

Para o presidente do banco central dos Estados Unidos, criptomoedas são mais adequadas para a especulação. “Moedas estáveis poderão, com a regulação adequada, desempenhar um papel, mas não o de formar a base para um novo sistema monetário global”, afirmou Powell.

Portanto, a criação de um “dólar digital” — que seria, segundo alguns economistas, útil para os estímulos econômicos adotados durante a pandemia — vai ficar para o futuro e só deve ocorrer após uma cuidadosa análise e aprovação do governo e população norte-americana. 

“Há uma quantidade tremenda de análise em curso sobre como nós podemos capturar os possíveis benefícios e gerenciar os riscos em potencial”, explicou a autoridade. Uma das preocupações com o projeto, segundo Powell, é que os cidadãos decidam armazenar os dólares digitais em momentos de crise e levem os bancos a esgotarem as moedas em papel.

Com informações do MarketWatch
 

Leia Também

Pagamentos

Boletos pagos até às 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia

12 MAR 2024 • 16h15
CORRUPÇÃO

Brasil cai 10 posições, fica em 104º lugar com 36 pontos em índice anticorrupção, aponta relató

30 JAN 2024 • 17h40
Sustentabilidade

Revolução Verde-Amarela: A Ascensão do Futebol Sustentável no Brasil

18 JAN 2024 • 15h33
Empresas

SHEIN lança programa para designers e artistas do Brasil venderem suas peças

17 JAN 2024 • 15h30
Ver todas as notícias