Moeda norte-americana

Disparada do dólar após rali de rendimentos dos EUA não deve durar, dizem especialistas

26 FEV 2021 • POR Investing.com • 19h07
- NeONBRAND via Unsplash

Por Yasin Ebrahim, da Investing.com - O dólar disparou na sexta-feira (26), acompanhando a recente alta dos rendimentos do Tesouro dos EUA em meio a apostas de que os EUA sairão da crise mais fortes do que seus pares, mas o impulso do dólar não deve durar, alertam os especialistas.

O Índice Dólar, que mede a força do dólar em relação a uma cesta ponderada de seis das principais moedas, subiu 0,87% para 90,91.

As expectativas de que a economia dos EUA provavelmente sairá da crise "melhor e mais rápido do que muitas outras economias" empurrou as expectativas de inflação e o rendimento do Tesouro dos EUA de 10 anos para uma alta acentuada, gerando um movimento de alta do dólar, disse o Commerzbank.

Os dados de sexta-feira, no entanto, mostraram que os temores de uma inflação galopante podem ser em vão, já que o índice de preços de despesas de consumo pessoal (PCE), medida preferida do Federal Reserve para a inflação, mostrou que as pressões sobre os preços estavam mornas no mês passado. No acumulado de 12 meses até janeiro, o índice de preços PCE aumentou 1,5% ante 1,4% em dezembro.

Mas com a expectativa de outra rodada de estímulo fiscal e o Federal Reserve aparentemente satisfeito em continuar seu ritmo de compras de títulos e taxas de juros próximas a zero, os investidores estão estimando uma nova aceleração da inflação que pode impulsionar os preços.

"Uma rodada de atualizações sobre a posição financeira do consumidor dos EUA ofereceu um vislumbre do que está por vir, na forma de uma forte recuperação liderada pelo consumidor impulsionada por estímulos fiscais massivos. No processo, as evidências de pressão inflacionária já podem estar sobre nós", disse a Scotia Economics.

Outros, no entanto, não esperam que a inflação e a alta do dólar sustentem seu rali.

"Para a segunda metade do ano, esperamos que as expectativas de inflação e os rendimentos dos títulos caiam um pouco novamente. Então, o dólar, que ainda está se beneficiando do aumento dos rendimentos dos títulos dos EUA, deve enfraquecer novamente", acrescentou o Commerzbank.

Leia Também

Pagamentos

Boletos pagos até às 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia

12 MAR 2024 • 16h15
CORRUPÇÃO

Brasil cai 10 posições, fica em 104º lugar com 36 pontos em índice anticorrupção, aponta relató

30 JAN 2024 • 17h40
Sustentabilidade

Revolução Verde-Amarela: A Ascensão do Futebol Sustentável no Brasil

18 JAN 2024 • 15h33
Empresas

SHEIN lança programa para designers e artistas do Brasil venderem suas peças

17 JAN 2024 • 15h30
Ver todas as notícias