Destaques do dia

Destaques: pandemia piora e índices caem

22 JAN 2021 • POR Investing.com • 09h56

Por Geoffrey Smith, da Investing.com - O fluxo de notícias da pandemia piorou, com o presidente Joe Biden alertando sobre outras 100.000 mortes no próximo mês, enquanto Tóquio enfrenta temores de que pode ter que cancelar os Jogos Olímpicos novamente. Os PMIs na Europa caíram e os déficits governamentais aumentaram. Os índices americanos devem abrir em queda, com dúvidas sobre as perspectivas da Intel e da IBM piorando o cenário.

Aqui está o que você precisa saber sobre os mercados financeiros na sexta-feira, 22 de janeiro.

1. Notícias da pandemia ficam mais sombrias

O fluxo de notícias sobre a pandemia deu uma volta mais sombria em grande parte do mundo. O presidente Joe Biden disse que o número de mortos pela Covid-19 nos EUA pode chegar a 500.000 no próximo mês, enquanto a Alemanha chega a 50.000.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alertou que o atual lockdown pode durar até o verão e o governo do Japão foi forçado a negar relatos de que será forçado a cancelar os Jogos Olímpicos de verão, que já foram remarcados uma vez no ano passado.

Tudo isso pesou nas ações globais, empurrando o Euro Stoxx 50 para baixo, com queda de 1,2%, e fazendo o Nikkei 225 recuar 0,4%, enquanto os índices chineses também perderam terreno. O dólar se recuperou com a moderação do apetite ao risco que caracterizou o resto da semana. O Bitcoin perdeu outros 10% antes de se recuperar um pouco.

2. Balanços da Intel e da IBM não ajudam

As ações da Intel (NASDAQ:INTC) (SA:ITLC34) devem reverter a maior parte dos ganhos obtidos no final do pregão de quinta-feira após uma divulgação antecipada não autorizada de seus ganhos trimestrais.

As vendas e o lucro superaram as expectativas, mas o mercado reagiu friamente aos planos de fazer mais acordos de licenciamento com rivais como Samsung (OTC:SSNLF) e Taiwan Semiconductor Manufacturing (NYSE:TSM) (SA:TSMC34).

As ações da IBM (NYSE:IBM) (SA:IBMB34) também devem sofrer quando o mercado abrir, depois de adiar - mais uma vez - a perspectiva para um retorno de crescimento da receita. A aquisição da Red Hat pela empresa havia resolvido o problema no curto prazo no ano passado, mas a receita do quarto trimestre ficou abaixo das estimativas novamente, sugerindo que mudança para a nuvem ainda está se arrastando.

3. Índices americanos devem abrir em baixa

As ações dos EUA devem abrir em baixa mais tarde, em uma combinação das notícias da pandemia e as notícias pessimistas da Tech’s Old Guard na noite de quinta-feira.

Às 10h00, o Dow Jones Futuros e o S&P 500 Futuros caíam 0,7% e o NASDAQ Futuros recuava 0,6%.

O calendário de balanços do dia é relativamente leve, com o grupo de serviços de campos petrolíferos Schlumberger sendo o único lançamento digno de nota. Em relação aos dados, haverá dados sobre vendas de casas existentes para dezembro, que vêm contra o pano de fundo extremamente forte de números na quinta-feira para o início de moradias e licenças de construção. Os futuros da madeira, que estiveram sob pressão nos últimos dias, recuperaram 6,9% com as notícias.

4. Queda dos PMIs da Europa, economia do Reino Unido em luta

A economia da Zona do Euro caiu ainda mais em território de contração no início do ano, de acordo com os índices de gerentes de compras divulgados pela IHS Markit.

O PMI Composto para a região recuou de 49,1 para 47,5, em um cenário de restrições à vida social e à atividade econômica que foram sucessivamente reforçadas à medida que novas cepas do vírus foram descobertas.

As vendas no varejo do Reino Unido de dezembro também ficaram bem abaixo das expectativas, e os números de novembro foram revisados para baixo. O governo do país estabeleceu um novo recorde de endividamento em dezembro, quando a pandemia aumentou a conta de gastos públicos. O PMI de serviços caiu para o o nível mais baixo desde junho.

5. Receio com Covid-19 derruba petróleo; dados no radar

Os preços do petróleo bruto também caíram devido às preocupações com a pandemia.

Por volta das 10h00, os futuros do petróleo WTI caíam 2,84%, a US$ 51,62 o barril, enquanto o benchmark internacional Brent recuava 2,71%, a US$ 54,58 o barril.

O governo dos EUA divulgará a estimativa de estoques de petróleo semanais às 12h30, dois dias depois do normal devido ao feriado de segunda-feira e à posse de Biden de quarta-feira.

A Baker Hughes também divulga a contagem de sondas de petróleo nos EUA.

Veja como as ações operaram hoje no Ibovespa

Leia Também

Pagamentos

Boletos pagos até às 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia

12 MAR 2024 • 16h15
CORRUPÇÃO

Brasil cai 10 posições, fica em 104º lugar com 36 pontos em índice anticorrupção, aponta relató

30 JAN 2024 • 17h40
Sustentabilidade

Revolução Verde-Amarela: A Ascensão do Futebol Sustentável no Brasil

18 JAN 2024 • 15h33
Empresas

SHEIN lança programa para designers e artistas do Brasil venderem suas peças

17 JAN 2024 • 15h30
Ver todas as notícias