Copom

Ativa Investimentos: BC surpreende com retirada de forward guidance no primeiro Copom do ano

21 JAN 2021 • POR • 17h45
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O principal destaque da primeira reunião do Copom, realizada ontem (20), foi a retirada do forward guidance pelo Banco Central, disse a Ativa Investimentos em nota divulgada hoje (21).

O economista-chefe da Ativa, Étore Sanchez, explica que as expectativas eram de que o forward guidance continuasse por, pelo menos, mais alguns meses."Parte dos analistas que avaliavam como plausível a chance do forward guidance existir até março foram surpreendidos, inclusive eu".

Conforme esperado por Sanchez, o Banco Central revisou suas expectativas para cima, com mudanças motivadas pelo câmbio e também pelo avanço das perspectivas de inflação do Boletim Focus.

Outro ponto que é chamado atenção pela casa de análise é a seguinte frase do comunicado do Copom : "As diversas medidas de inflação subjacente apresentam-se em níveis acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta para a inflação”. Para Étore, isso pode significar uma postura para manter uma política com taxas de juros mais altas, com menor demanda e inflação mais controlada, chamado de hawkish.

"Ainda que se possa interpretar que o trecho refere-se a atual conjuntura inflacionária na ponta (em uma métrica trimestral dessazonalizada) e que com o passar do avanço de preços correntes, tal métrica tende a afundar, a autoridade optou por inserir tal trecho, o que também pode ser classificado como hawkish", afirma.

O economista também chama a atenção para as palavras "neste momento", no penúltimo parágrafo, uma novidade no comunicado. "A sinalização que a autoridade optou por fazer diz respeito à temporalidade finita do grau de estímulo, que por mais óbvio que possa parecer foi escolhido para ser inserido pelo BC, atribuindo mais um tom hawkish", explica.

Leia Também

Pagamentos

Boletos pagos até às 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia

12 MAR 2024 • 16h15
CORRUPÇÃO

Brasil cai 10 posições, fica em 104º lugar com 36 pontos em índice anticorrupção, aponta relató

30 JAN 2024 • 17h40
Sustentabilidade

Revolução Verde-Amarela: A Ascensão do Futebol Sustentável no Brasil

18 JAN 2024 • 15h33
Empresas

SHEIN lança programa para designers e artistas do Brasil venderem suas peças

17 JAN 2024 • 15h30
Ver todas as notícias