Análise econômica

Vacinação atrasada e fim do auxílio provocam pessimismo em relação à recuperação brasileira

6 JAN 2021 • POR • 11h02

A falta de perspectiva para o início da vacinação contra a Covid-19 e o fim do auxílio emergencial são dois fatores que trazem dúvida para a recuperação econômica brasileira neste ano. Mesmo que o governo e o Congresso tenham reduzido os danos econômicos, os especialistas ainda estão pessimistas com o cenário do país, especialmente no primeiro trimestre de 2021.

Segundo a professora do Coppead/UFRJ Margarida Gutierrez, até a Argentina, que é um país considerado “quebrado” economicamente, já tem uma vacina. A população brasileira e os empresários temem o avanço da segunda onda do coronavírus sem o desenvolvimento de um programa de vacinação.

Ainda de acordo com a professora, o setor de serviços, o maior da economia, está abalado pela crise do coronavírus e pode sofrer de novo sem a tomada de novas medidas. “Nova quarentena, com restrição de mobilidade, vai quebrar várias empresas”, declara Margarida.

Danos foram reduzidos, mas desafios continuam

Para a Margarida Gutierrez, que também é economista, as críticas feitas ao ministro da Economia são exageradas, já que a pandemia afetou todo o país. Ela afirmou que o Brasil terá uma das menores quedas de PIB em relação aos demais países: "Avaliar o Guedes é avaliar que o Brasil se sustentou bem durante a crise. Essa performance é melhor que a maioria dos países. Deve-se ao pacote fiscal e ao BC [Banco Central], que elevaram a liquidez e disponibilizaram quase R$ 3 trilhões".

Apesar de considerar o resultado positivo no combate à pandemia, a professora afirmou que o desequilíbrio das contas do governo é recorde, e 2021 será um ano de redução de gastos públicos. "O problema é como equacionar isso e dar sustentabilidade para a dívida pública. As demandas sociais são imensas. Vão exigir uma calibragem da política fiscal [gastos do governo], econômica e retirada de estímulos. Estamos muito atrasados na vacinação. Teremos um primeiro trimestre ruim".

Com informações da Contextual Comunicação

   

Leia Também

Pagamentos

Boletos pagos até às 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia

12 MAR 2024 • 16h15
CORRUPÇÃO

Brasil cai 10 posições, fica em 104º lugar com 36 pontos em índice anticorrupção, aponta relató

30 JAN 2024 • 17h40
Sustentabilidade

Revolução Verde-Amarela: A Ascensão do Futebol Sustentável no Brasil

18 JAN 2024 • 15h33
Empresas

SHEIN lança programa para designers e artistas do Brasil venderem suas peças

17 JAN 2024 • 15h30
Ver todas as notícias