"Efeito confiança"

Privatizações aumentariam confiança do mercado, diz especialista

27 NOV 2020 • POR • 16h25

O plano de privatizações governamental pode aumentar a confiança do mercado no Estado, diz o professor de ciências contábeis da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), Tiago Slavov.

Segundo Slavov, é importante para o mercado que o governo mostre que não está “parado”. Dessa maneira, haveria um aumento da credibilidade em relação à política orçamental – aquela que diz respeito às receitas e gastos públicos.

A agenda de privatizações é uma das pautas principais do atual governo brasileiro. O ministro da Economia, Paulo Guedes, deu declarações recentes garantindo que esse plano está sendo discutido e que o governo “vai para o ataque”. O assunto gerou embates entre aqueles que são a favor e contra a venda de empresas e instituições do setor público.

O professor da Fecap defende que as privatizações podem atenuar o problema da dívida pública por meio do “efeito confiança”. Assim, além da receita gerada pelas vendas das participações em empresas, haveria diminuição das taxas de juros impostas ao governo.

Com informações da Fecap
 

Leia Também

Pagamentos

Boletos pagos até às 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia

12 MAR 2024 • 16h15
CORRUPÇÃO

Brasil cai 10 posições, fica em 104º lugar com 36 pontos em índice anticorrupção, aponta relató

30 JAN 2024 • 17h40
Sustentabilidade

Revolução Verde-Amarela: A Ascensão do Futebol Sustentável no Brasil

18 JAN 2024 • 15h33
Empresas

SHEIN lança programa para designers e artistas do Brasil venderem suas peças

17 JAN 2024 • 15h30
Ver todas as notícias