Profissionais de Investimento

Não caia no canto da sereia: antes de investir, consulte sempre um especialista

18 NOV 2020 • POR Marcelo Ruiz • 13h31

É fato que investimento tem sido um assunto cada vez mais discutido pelos brasileiros. O que era restrito a uma pequena classe de pessoas, há uma década, hoje é assunto comum em qualquer roda de amigos ou familiares. 

O que você faz para investir é uma pergunta cada vez mais recorrente. Apesar de ser ainda um país cheio de desigualdades sociais, econômicas e com uma grande porção da população em situação de miséria ou pobreza, atualmente o número de brasileiros com poder de poupança e com capital para investir tem aumentado de uma forma constante e sólida.

Nos primeiros oito anos da última década, acompanhamos um movimento intenso nos investimentos em renda fixa. As corretoras de valores cresceram muito e o cliente que era assistido pelo gerente de banco e colocava o seu dinheiro no PIC ou na poupança, passou a investir nos melhores CDBs, Tesouro Direto e Fundos de Investimentos, que remuneram muito acima dos tradicionais produtos bancários. 

Certamente, o cenário econômico colaborou bastante. A taxa Selic acima de 14% colocava um belo rendimento anual na carteira de investidores mesmo em títulos sem risco, com Fundo Garantidor por trás e todas outras garantias de capitais necessárias. Era simples: para ter retorno não havia risco proporcional atrelado.