SpaceDica

De apps à construção de casas: conheça casos de sucesso na captação de recursos via crowdfunding

11 NOV 2020 • POR Redação SpaceMoney • 16h40

Transparência, facilidade e rapidez são alguns dos atrativos de uma modalidade de financiamento para empresas que cresceu muito nos últimos anos: o crowdfunding de investimento. Entre 2016 e 2019, o número de plataformas que oferecem a modalidade passou de quatro para 26, um aumento de 607%, de acordo com a Comissão de Valores Imobiliários (CVM), que regulamenta esse mercado.

Para quem investe no financiamento coletivo, é possível encontrar ofertas de debt crowdfunding, uma espécie de "empréstimo" no qual o valor investido é devolvido após um determinado tempo, com rentabilidade superior a investimentos similares; já na modalidade de equity crowdfunding são oferecidas participações societárias em empresas, o que pode gerar lucros a partir de suas valorizações. 

Essa perspectiva, além da possibilidade de apoiar o crescimento de empresas inovadoras, impulsionou esse mercado no Brasil: segundo a CVM, nos últimos três anos o total captado com ofertas do tipo passou de R$ 8,342 milhões para R$ 59,043 milhões.

Mas e para as empresas que captam recursos por meio de crowdfundings, quais são as vantagens? Conheça abaixo cases de sucesso e descubra porque cada vez mais fintechs e startups apostam nessa modalidade de financiamento para executar ou acelerar seus planos de negócios.

Leia Também

Criptomoedas

Euro ou dólar: qual moeda seria a mais forte para proteger a minha carteira de investimentos?

28 ABR 2024 • 12h00
Financiamento

Financiamento para construções: o que você precisa saber antes de contratá-lo em 2024

23 ABR 2024 • 14h30
Educação financeira

O caminho para avançar além do acesso à saúde financeira

18 ABR 2024 • 12h40
Investimentos

Análise fundamentalista de ações: como funciona e como usar os indicadores?

16 ABR 2024 • 13h00
Ver todas as notícias