SpaceDica

Dívida imobiliária de 30 anos ou mais? Saiba como quitar antes do prazo

23 OUT 2020 • POR Larissa Vitória • 16h49

30 anos é tempo suficiente para um ser humano nascer, crescer, formar-se na escola, quem sabe fazer uma faculdade, casar-se e ter filhos. Às vezes até para se divorciar e casar novamente, ou então permanecer solteiro, ao gosto do freguês. Três décadas também significam sete presidentes diferentes no comando do Brasil e algumas entradas e saídas de crises econômicas.

Sabe o que mais leva 30 anos? A grande maioria dos financiamentos imobiliários oferecidos pelos bancos brasileiros. O meu financiamento, contratado em setembro do ano passado, tem essa duração. Com novas regras, inclusive, alguns podem chegar até a casa dos 40. Para quem, assim como eu, não deseja pagar parcelas por todos esses anos de sua vida, existem opções disponíveis que diminuem o tempo do total dos financiamentos e podem fazer com que o sonho da casa própria não se torne o pesadelo da dívida eterna. 

Segundo o planejador financeiro Carlos Castro, com a devida organização, mesmo quem é de baixa renda e não ganha mais do que a média do salário brasileiro — R$ 2.234, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc), do IBGE — pode quitar o financiamento em metade ou menos do tempo total de contrato.

Quer se planejar financeiramente? Fale com um especialista SpaceMoney

Leia Também

Financiamento

Financiamento para construções: o que você precisa saber antes de contratá-lo em 2024

23 ABR 2024 • 14h30
Educação financeira

O caminho para avançar além do acesso à saúde financeira

18 ABR 2024 • 12h40
Investimentos

Análise fundamentalista de ações: como funciona e como usar os indicadores?

16 ABR 2024 • 13h00
Carteiras recomendadas

As 10 melhores ações ESG para investir em abril, segundo o BTG Pactual

16 ABR 2024 • 12h26
Ver todas as notícias