Inclusão financeira

Tecnologia aumenta a inclusão financeira em países emergentes, diz Moody’s

13 OUT 2020 • POR Redação SpaceMoney • 10h22

O percentual de adultos com contas no banco não ultrapassa os 58% em países cuja maioria da população é de classe média baixa, é o que aponta a agência de rating Moody’s. Nesses países, tradicionalmente localizados na África e partes menos desenvolvidas da Ásia e América Latina, a chegada de novas tecnologias está gerando um aumento na inclusão financeira.

Entre os benefícios trazidos pelo desenvolvimento tecnológico, a companhia norte-americana de serviços financeiros cita, em relatório divulgado nesta quinta-feira (08), a chegada da tecnologia móvel digital. O recurso aproxima áreas remotas de países emergentes e serviços bancários.

A inclusão financeira é definida pela Moody’s por meio de algumas caraterísticas. Entre elas estão a posse de uma conta capaz de armazenar dinheiro e realizar transações, o acesso a crédito e a existência de produtos financeiros destinados a setores específicos da sociedade, como populações rurais, mulheres e microempreendedores.

No Brasil, considerado pelo documento um país de classe média e classe média alta, as contas bancárias alcançam até 73% da população. Porém, o relatório indica que o uso ainda é limitado a poucas transações por mês em grande parcela da sociedade.