SpaceDica

Profissionais de beleza: o MEI é vantajoso para essa categoria?

5 OUT 2020 • POR Larissa Vitória • 14h56

A categoria de profissionais de beleza é a campeã entre os registros de Microempreendedor Individual (MEI) no Brasil. São mais de 809 mil cabeleireiros, barbeiros, manicures, pedicures, maquiadores, depiladores e esteticistas entre os quase 11 milhões de MEIs no país, de acordo com o Portal do Empreendedor.

O registro, que pode ser feito por indivíduos que faturam até R$ 81 mil por ano, é a forma com que pessoas que atuam em profissões tradicionalmente informais encontraram para regularizar seu ofício. No setor da beleza, onde a prática de trabalhar informalmente em salões é comum, o MEI garante alguns dos benefícios almejados por quem não tem registro em carteira e traz mais estabilidade à vida financeira e trabalhista.

A estabilidade, aliás, foi um dos grandes motivos para o crescimento do número de registros como MEI durante a pandemia do novo coronavírus, segundo o contador Alexandre de Carvalho. “Durante esse período, grande parte da população brasileira não pode contar com renda garantida. Já quem estava formalizado como MEI e ficou doente ou foi impedido de trabalhar, como é o caso dos profissionais de beleza com salões fechados, pode receber auxílio-doença ou o auxílio emergencial do governo”.

Entre os meses de março, quando os primeiros casos de Covid-19 foram confirmados no Brasil, e setembro, os registros MEI aumentaram quase 10%. O número saltou de 9,9 milhões para 10,9 milhões de microempreendedores individuais.

Quer se planejar financeiramente? Fale com um especialista SpaceMoney

Leia Também

Financiamento

Financiamento para construções: o que você precisa saber antes de contratá-lo em 2024

23 ABR 2024 • 14h30
Educação financeira

O caminho para avançar além do acesso à saúde financeira

18 ABR 2024 • 12h40
Investimentos

Análise fundamentalista de ações: como funciona e como usar os indicadores?

16 ABR 2024 • 13h00
Carteiras recomendadas

As 10 melhores ações ESG para investir em abril, segundo o BTG Pactual

16 ABR 2024 • 12h26
Ver todas as notícias