SpaceDica

Caiu em um golpe financeiro? Saiba o que fazer

25 SET 2020 • POR Larissa Vitória • 15h26

O isolamento social decorrente da pandemia motivou — ou acelerou — mudanças de hábitos dos brasileiros, entre elas  o crescimento  do delivery de refeições e de operações financeiras realizadas por meio de internet banking e aplicativos. Nesse cenário, também há um fenômeno indesejado: de acordo com um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), várias modalidades de golpe financeiro e fraudes também registraram aumento no período.

O golpe do falso funcionário e centrais de banco (entenda o que é mais abaixo), por exemplo, cresceu 70% desde março, enquanto o do falso motoboy registrou 65% a mais nas ocorrências. Na esteira das compras online, as tentativas de phishing — e-mails ou mensagens que com links para sites falsos que roubam senhas e dados financeiros—, também aumentaram 80% no Brasil inteiro.

Os dados divulgados pela federação entre março e agosto de 2020 são corroborados por dezenas de depoimentos encontrados nas redes sociais. No Twitter, por exemplo, usuários relatam desde tentativas fracassadas até outras bem sucedidas.

Leia Também

Criptomoedas

Euro ou dólar: qual moeda seria a mais forte para proteger a minha carteira de investimentos?

28 ABR 2024 • 12h00
Financiamento

Financiamento para construções: o que você precisa saber antes de contratá-lo em 2024

23 ABR 2024 • 14h30
Educação financeira

O caminho para avançar além do acesso à saúde financeira

18 ABR 2024 • 12h40
Investimentos

Análise fundamentalista de ações: como funciona e como usar os indicadores?

16 ABR 2024 • 13h00
Ver todas as notícias