Petróleo Líbia

Preços do petróleo sobem após impacto das notícias sobre o acordo de paz da Líbia

18 SET 2020 • POR Investing.com • 12h50

Por Geoffrey Smith, da Investing.com - Os preços do petróleo se recuperaram após uma queda acentuada no início do pregão em Nova York na sexta-feira (18), com os comerciantes se concentrando mais na promessa de disciplina de produção da Opep e seus aliados do que na perspectiva de aumento da oferta devido a um acordo de paz na Líbia, um grande exportador.

Os preços caíram depois de notícias que Khalifa Haftarl, que está lutando contra o governo reconhecido pela ONU em Trípoli, aprovou o fim do bloqueio às instalações de petróleo do país. Em teoria, isso poderia liberar até 900 mil barris por dia de petróleo no mercado mundial, com base no que a Líbia exportava antes de sua guerra civil interromper os embarques. No entanto, esta é uma história que viu muitos falsos amanheceres, e a National Oil Company disse que só suspenderia a “força maior” em seus contratos quando todas as instalações de petróleo e terminais de exportação fossem “desmilitarizadas”.

Às 12h45 (horário de Brasília), os futuros do petróleo dos EUA subiam 0,63%, a US$ 41,23 o barril, em curso para um ganho de 10% na semana, após uma intervenção agressivamente otimista do ministro do petróleo da Arábia Saudita, Príncipe Abdulaziz bin Salman, em uma reunião ministerial do chamado bloco Opep+ bloco na quinta-feira. Os futuros de Brent subiram 0,1%, a US$ 43,36 o barril.