SpaceDica

Copom mantém Selic a 2% ao ano; veja o que fazer com os investimentos

16 SET 2020 • POR Carolina Unzelte • 18h04

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (COPOM) anunciou nesta quarta-feira (16) a manutenção da taxa básica de juros, a Selic, a 2% ao ano, dentro do esperado pelo mercado. Após nove cortes seguidos, a expectativa é que a mínima histórica permaneça até o fim do ano. 

Apesar da pausa nas reduções, mais de 60% dos investidores institucionais acreditam que o BC vai deixar a porta aberta para possíveis cortes na ata a ser divulgada na semana que vem, segundo pesquisa da XP Investimentos. "O ciclo de queda ainda não foi oficialmente finalizado, mas isso me parece improvável no futuro próximo", afirma Luciano Rostagno, estrategista-chefe do banco Mizuho. 

Com a inflação dentro da meta de 4%, apesar dos picos nos preços de alguns componentes da cesta básica, a questão fiscal deve começar a pensar na política monetária. "A contenção de gastos públicos é importante para manter a confiança dos investidores, o que mantém o prêmio alto na curva de juros", explica Rostagno. 

As sinalizações do governo para o problema, como a entrega da reforma administrativa ao Congresso, manda bom sinais, mas a recuperação econômica também depende dessa agenda. "Há uma de defasagem inerente de mudanças na política monetária, de 6 a 9 meses, no estímulo da atividade", diz o estrategista-chefe. "Mas o ritmo da economia vai ser ditado pela capacidade do governo nesse sentido". 

Leia Também

Financiamento

Financiamento para construções: o que você precisa saber antes de contratá-lo em 2024

23 ABR 2024 • 14h30
Educação financeira

O caminho para avançar além do acesso à saúde financeira

18 ABR 2024 • 12h40
Investimentos

Análise fundamentalista de ações: como funciona e como usar os indicadores?

16 ABR 2024 • 13h00
Carteiras recomendadas

As 10 melhores ações ESG para investir em abril, segundo o BTG Pactual

16 ABR 2024 • 12h26
Ver todas as notícias