Fundos DI

O que são fundos DI?

15 JUL 2020 • POR Redação SpaceMoney • 17h02

Os fundos DI são bastante populares, por sua disponibilidade em bancos e corretoras. Mas você sabe como eles funcionam? Eles realmente são conservadores e apresentam pouco risco de perdas?

Antes de tudo, é preciso entender o que está no seu fundo DI: afinal, eles são uma cesta de ativos "pronta" para os investidores. E nisso o nome dele já ajuda, já que ele acompanha as taxas do CDI 一 o Certificado de Depósito Interbancário, papéis que representam os empréstimos entre bancos e com vencimento curtíssimo. 

Assim, a bolsa brasileira, a B3, calcula a média dos juros cobrados nessas operações. Na data de publicação desta matéria, 15/07/2020, o CDI está a 2,15%. Os títulos de renda fixa atrelados ao CDI, e que estão dentro dos fundos DI, são pós ou pré-fixados em relação a essa taxa.

Quer saber mais sobre opções de investimentos? Fale com um especialista SpaceMoney

Do mesmo modo, não é de se estranhar que a rentabilidade desses fundos acompanhe o CDI -- ficam um pouco abaixo, geralmente, considerando taxas de administração. Uma diferença de outros produtos de renda fixa é a rentabilidade diária, já que o DI varia todos os dias.