Max Gehringer

ENTREVISTA - "O novo normal vem ocorrendo há 20 anos", diz Max Gehringer

Nesta entrevista à SpaceMoney, Gehringer fala sobre a disrupção trazida pela pandemia às empresas, o que vem para aí para companhias e o futuro do mercado de trabalho.

23 JUN 2020 • POR Carolina Unzelte • 14h01

Além de vasta carreira como executivo de grandes empresas, como Pepsi e Elma Chips, Max Gehringer escreve e palestra sobre carreiras e gestão empresarial. Colunista de diversos veículos, também foi eleito como um dos 10 Top Voices Influencers de 2019 do LinkedIn Brasil.

Nesta entrevista à SpaceMoney, Gehringer fala sobre a disrupção trazida pela pandemia às empresas, o que vem para aí para companhias e o futuro do mercado de trabalho.

Qual é a importância da convivência física para o desenvolvimento de carreiras? Essa importância se alterou com as experiências de home office vividas em meio à pandemia?

A importância é enorme, essencial e vital. Humanos são gregários, tanto na vida social quanto no ambiente profissional. O trabalho remoto durante a pandemia veio de uma necessidade com vida útil determinada. Pode ser que pessoas que nunca trabalharam em casa estejam gostando da experiência e pensando em transformá-la em rotina no futuro, mas estou convencido que elas constituem a minoria. O que a maioria quer é retornar à situação anterior, e o mais breve possível.

Quais são os pontos aos quais os colaboradores devem ficar atentos na rotina com o trabalho em casa? Como manter relações profissionais saudáveis nesse momento de isolamento?
O resultado do trabalho remoto deve manter o nível em apresentação, prazo e qualidade. Quem já vinha trabalhando em casa antes da pandemia sabe que é preciso ter um local apropriado, isolado, sem interrupções nem distrações. Quanto aos contatos com colegas, a tecnologia permite que eles sejam feitos, e eles devem ser feitos com frequência. Todos os dias. Vai ser muito chato alguém sair do período de isolamento e retornar à empresa para ouvir coisas do tipo "você esqueceu da gente? Não mandou nenhuma mensagem em três meses...".

Como gestores e lideranças devem atuar nesse momento para aliar produtividade e bem-estar? E como todos podemos adaptar nossos planos de carreira para o novo panorama?
Minha opinião é que, após a pandemia, não haverá um novo panorama. Empresas voltarão a funcionar como antes do isolamento compulsório. Porém, é possível e até provável que empresas tenham que fazer cortes em seus orçamentos, porque ficaram três meses ou mais com faturamento abaixo do normal e isso causa rombos no caixa. E isso será mais grave nas pequenas e médias empresas, que empregam 80% da força de trabalho. Espero que não aconteça com ninguém que está lendo, mas demissões terão que ocorrer para que as finanças das empresas possam voltar a se estabilizar.

Leia Também

Notícias

Banco Central Chinês promete medidas para reduzir riscos financeiros e impulsionar a economia

27 NOV 2023 • 15h35
Entrevistas

IA nos investimentos: como Anova Research usa a inteligência artificial para fazer recomendações

6 OUT 2023 • 11h00
SpaceRecomendações

BrasilAgro (AGRO3): Genial Investimentos corta preço-alvo de ações para R$ 28,00

6 SET 2023 • 13h20
Ver todas as notícias