quinta, 28 de março de 2024
Elevação no Índice de Preços ao Consumidor

Touros da libra lucram com aposta de investidores em alta de taxas após dados de IPC

Índice de Preços ao Consumidor do Reino Unido aumentou 4,2% ano a ano até outubro, acima dos 3,9% esperados

17 novembro 2021 - 18h08Por Investing.com

Por Sam Boughedda, da Investing.com - A libra se aproxima de US$ 1,35 nesta quarta-feira (17) com alta de pouco menos de meio por cento, na esteira de dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) que superam as estimativas.

O IPC do Reino Unido aumentou 4,2% ano a ano até outubro, acima dos 3,9% esperados. Já o IPC mensal ficou em 1,1%, novamente acima dos 0,8% previstos para outubro.

A taxa ano a ano até setembro foi de 3,1%, enquanto a mensal foi de 0,3%.

"A maior contribuição para a alta da taxa de inflação de 12 meses do IPC de outubro de 2021 veio de habitação e serviços domésticos (1,23 pontos percentuais), com novas contribuições de transportes (1,08 pontos percentuais), restaurantes e hotéis (0,43 pontos percentuais)", afirmou o Escritório de Estatísticas Nacionais.

A libra disparou em reação às notícias desta manhã, antes de retrair dentro da hora seguinte. No entanto, a retração não se manteve e a libra esterlina continuou a subir em relação a todas as outras moedas importantes, exceto ao iene.

A libra em relação ao dólar está atualmente a 10 pips do nível de 1,35. Os investidores mais uma vez parecem estar precificando um aumento nas taxas do Banco da Inglaterra, após a decepção que se seguiu da decisão de 7 a 2 em manter inalteradas as taxas no início deste mês.