quinta, 28 de março de 2024
Para ficar de olho

Queda do Facebook, balanço da Pepsi, serviços, produção industrial: assuntos para observar na terça

Confira quatro temas que podem afetar os mercados na próxima terça-feira (5)

04 outubro 2021 - 18h36Por Investing.com
 - Crédito: Solen Feyissa/Unsplash

Por Dhirendra Tripathi e Ana Julia Mezzadri, da Investing.com - As ações dos EUA tiveram um tropeço na segunda-feira (4), com um distanciamento das gigantes da tecnologia e novas preocupações sobre o comércio com China.

Gigantes da tecnologia como Apple Inc (NASDAQ:AAPL) (SA:AAPL34), Microsoft Corporation (NASDAQ:MSFT) (SA:MSFT34) e Amazon.com Inc (NASDAQ:AMZN) (SA:AMZO34) encararam uma tendência de venda durante o pregão.

A fala do presidente do Federal Reserve de St. Louis, James Bullard, de que a inflação poderia se manter elevada por algum tempo porque as expectativas mais altas se entrincheiraram, não ajudou em nada.

Mas algumas áreas exibiram um salto vigoroso. A fabricante de veículos elétricos Tesla Inc (NASDAQ:TSLA) (SA:TSLA34) teve alta após anunciar que entregou um número recorde de carros elétricos no terceiro trimestre.

A negociadora comercial dos EUA Katherine Tai se comprometeu a começar a reverter algumas das tarifas impostas pelo ex-presidente Donald Trump aos produtos da China, ao mesmo tempo em que pressionava Pequim por conversas "francas" nos próximos dias sobre a sua incapacidade de cumprir as promessas feitas no acordo comercial com Trump e acabar com as políticas industriais nocivas, informou a Reuters.

No Brasil, as ações seguiram o exterior e o Ibovespa fechou em baixa de mais de 2%, com Banco Inter (SA:BIDI11) liderando as perdas, enquanto a Petrobras (SA:PETR4) ficou entre as poucas altas do índice, ajudada pelos preços do petróleo.

Aqui estão quatro coisas que podem afetar os mercados na próxima terça-feira (5):

1. Produção industrial

Internamente, o mercado irá olhar com atenção para os números de produção industrial de agosto, que podem dar pistas sobre a situação econômica do país. As expectativas são que o índice registre -0,4% na comparação mensal, contra -1,3% no mês anterior, e 1,8% no ano a ano, ante 1,2% em julho.

2. Facebook

O Facebook Inc (NASDAQ:FB) (SA:FBOK34) despencou na segunda-feira após uma queda mundial tirar do ar todos os aplicativos sob seu manto, causando pane no Whatsapp, Instagram e no próprio app da empresa controladora. "Estamos cientes que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por todo inconveniente", o Facebook publicou no Twitter.

A empresa deve permanecer no centro das atenções na terça-feira, com o testemunho de um denunciante perante o Congresso.

3. PepsiCo

Espera-se que a gigante de bebidas e alimentos PepsiCo Inc (NASDAQ:PEP) (SA:PEPB34) anuncie lucros por ação (LPA) de US$ 1,73 para o terceiro trimestre, com receitas de US$ 19,37 bilhões. O anúncio é esperado após o sino de encerramento do pregão.

4. PMI de Serviços

A atividade econômica do setor de serviços, representada pelo índice PMI ISM não-manufatura, provavelmente recuou para 60 em setembro, comparado a 61,7 em agosto. Os números saem às 11h.