domingo, 28 de abril de 2024
Empresas

Speedo lança roupa com tecnologia que repele mosquitos da dengue

Empresa apresentou crescimento de 24% em 2023 e pretende continuar investindo em pesquisa e desenvolvimento

20 março 2024 - 11h17Por Redação SpaceMoney
Roberto Jalonetsky, CEO da Speedo MultisportRoberto Jalonetsky, CEO da Speedo Multisport - Crédito: Roberto Speeden

A Speedo Multisport, após conquistar mais de 80% de market share em esportes aquáticos, em 2023 entrou em novos segmentos, como o Beach Tennis, por exemplo. A estratégia de ampliação da linha de produtos mostrou resultado e, em 2023, a companhia cresceu 24% em um ano difícil para o varejo.

Agora, antenada nas tendências, a empresa continua investindo fortemente em pesquisa e desenvolvimento. Neste momento, o Brasil acaba de superar 1,8 milhão de casos de dengue, em um dos piores surtos da doença da história. Infelizmente, os números mostram que, somente a prevenção, focada em não deixar a água parada em recipientes, não está funcionando.

Neste sentido, a Speedo acaba de lançar a linha Reepel, com uma tecnologia que repele o mosquito da dengue e demais insetos.

“Nós investimos, todos os anos, entre 8% e 12% do nosso faturamento em inovação. Isso está no nosso DNA. Enquanto marca, é nossa obrigação entender a necessidade do consumidor e darmos uma resposta rápida. Neste momento, temos um problema gravíssimo acontecendo e o nosso time de produtos focou em lançar algo realmente impactante e de acordo com a necessidade atual. Agora temos uma camiseta que realmente protege dessa epidemia”, explica Roberto Jalonetsky, CEO da Speedo Multisport.

A linha Reepel, que atende ao público adulto, é feita de poliamida e o tecido recebe uma camada adicional de proteção, servindo de barreira para diversos insetos como: febre amarela, dengue, zika e chikungunya. Além disso, possui proteção UV50 contra raios solares.

A tecnologia que faz toda a proteção chama-se Insecta EC50 e foi desenvolvida na Bélgica. Cientistas identificaram que o píretro, um inseticida químico natural encontrado na natureza, mais especificamente nas flores de crisântemo, é capaz de repelir os insetos. Baseados nessa descoberta, desenvolveram um composto sintético chamado permetrina.

No tecido, a permetrina mantém os insetos a uma distância de pelo menos 20 cm de distância. Isso faz com que, mesmo em áreas expostas, como mãos e cabeça, permaneçam protegidas pela camiseta. A durabilidade também é prolongada. Suporta até 100 lavagens, não possui qualquer odor e não causa danos ao meio ambiente.

“Estamos colocando no mercado a mais alta tecnologia de tecido para combater a dengue e outros mosquitos que causam doenças graves. No ano passado lançamos uma linha feita a partir de garrafas pet recicladas. Claro, que cuidar do meio ambiente é importantíssimo, mas ser verdadeiramente ESG, vai além disso. Ser uma companhia ESG requer olhar o tempo todo para as necessidades da sociedade e, entender enquanto marca, o que pode ser feito”, finaliza Jalonetsky.