quarta, 22 de maio de 2024
Negócios

Marcos Ribeiro do Valle Neto: Executivo impulsiona mercado de capitais

Sócio e diretor da Habitasec Securitizadora facilita vida de negócios que buscam financiamento

04 abril 2024 - 11h50Por Redação SpaceMoney
Marcos Ribeiro do Valle Neto, líder do mercado de capitais, abre caminho para empresas em busca de recursos financeirosMarcos Ribeiro do Valle Neto, líder do mercado de capitais, abre caminho para empresas em busca de recursos financeiros - Crédito: Sua Imprensa

No universo empresarial, obter recursos é essencial para o crescimento e sustentabilidade. Entretanto, é muito comum que as empresas enfrentem diversos desafios. Desde as restrições cada vez mais evidentes no mercado bancário, passando pela possível crise na poupança, até a volatilidade econômica, os obstáculos são variados e complexos.

Com o objetivo de trazer recursos para investimentos e viabilizar os objetivos de seus clientes, Marcos Ribeiro do Valle Neto tornou-se um guia que abre as portas do mercado de capitais para empresas que não sabiam que podiam contar com mais essa alternativa.

Desde 2005 atuando no mercado financeiro, o administrador de empresas formado pela FGV traz consigo uma paixão pela dinâmica do mercado capitais e seu potencial transformador na economia.

“Comecei minha carreira como gerente de comercial no segmento corporate do Banco BBM, focando em soluções de crédito para empresas médias e grandes. Mas descobri minha vocação em 2010, quando aceitei o desafio trabalhar no mercado de capitais financiando o setor imobiliário, e nunca mais parei. Em 2014, me tornei  sócio e diretor na Habitasec Securitizadora, onde intensifiquei  meus  esforços  conectar empreendedores a investidores”, conta o executivo.

 


E continua: “De lá para cá, já passamos por muitos desafios, mas um dos mais marcantes aconteceu em 2016, quando o mercado imobiliário enfrentava os reflexos da crise dos distratos. Os bancos fecharam a torneira do crédito e as empresas com estoques elevados careciam de alternativas para novos investimentos. Em resposta, sentamos a mesa com grandes investidores e criamos uma solução inovadora, a época: aproveitamos os apartamentos em estoque, que os bancos não queriam de jeito nenhum, como garantia de novos financiamentos e manter nossos clientes crescendo, enquanto seus concorrentes estavam parados ou encolhendo”.

Essa estratégia bem elaborada injetou recursos em muitas empresas, evidenciando a importância de não dependerem apenas do mercado bancário, e começarem a explorara e criar fontes alternativas como o mercado de capitais.

Questionado sobre o que ele acredita ser o fator mais importante que o tornou uma referência nesse mercado, o empresário revela:

“Durante todos esses anos, eu aprendi que é essencial focarmos primeiro na necessidade da empresa. Só depois disso é que devemos passar para as próximas etapas. Não podemos olhar apenas para os números e esquecer que lidamos com pessoas e seus sonhos, elas são o que realmente importa e que move a economia”, conclui.

 



Para saber mais detalhes o financiamento no mercado de capitais para os mais diversos setores de mercado, acesse: www.habitasec.com.br