sábado, 27 de abril de 2024
Renda Fixa

Crescimento de pessoas físicas em debêntures supera CDB em 2023

Nos últimos três anos, o volume investido cresceu 32% ao ano entre essa categoria de investidores

05 março 2024 - 10h55Por Redação SpaceMoney

As debêntures, instrumento utilizado por empresas para captar recursos no mercado de capitais, têm ganhado a atenção dos investidores pessoas físicas.

Nos últimos três anos, o volume investido cresceu 32% ao ano entre essa categoria de investidores, considerando a mediana para o período. Um aumento proporcional maior do que o do CDB, produto de renda fixa mais popular entre as pessoas físicas, que cresceu 16% ao ano no mesmo período, também na mediana.

Segundo as informações da B3, o número de investidores também cresceu em ritmo mais acelerado. No último ano, a alta foi de 28% em debêntures, ante 12% de aumento de pessoas físicas em CDBs.

A variação média dos últimos 3 anos também foi maior, de 28% nos títulos de dívida contra 17% na aplicação bancária.

“Em números absolutos, a distância ainda é grande. São 470,5 mil pessoas físicas em debêntures contra 11,7 milhões em CDBs, mas temos sentido um movimento de mais pessoas se interessando por títulos de dívida corporativa, que acabam sendo atrativos sobretudo em épocas de juros mais altos como o que temos visto nos últimos dois anos”, afirma Fabio Zenaro, diretor de Produtos de Balcão da B3.

Os títulos também têm sido apontados como alternativa para os investidores que buscam LCIs, LCAs, CRIs e CRAs. Vale lembrar que as debêntures de infraestrutura, de acordo com a Lei 12.431, também possuem o benefício de isenção fiscal sobre os rendimentos para a pessoa física, assim como os títulos mencionados.

No começo de fevereiro, o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciou restrições ao que pode servir como lastro para emissões desses ativos. Além disso, LCI e LCA passam a ter prazos mínimos de resgate maiores.

“As novas regras devem levar a alguma redução na oferta desses papéis a partir desse ano e as debêntures podem aparecer como boas opções para suprir essa demanda”, diz Zenaro.

 

(Informações da Imprensa B3)