Na manhã desta quarta-feira (28), as ADRs da Azul (AZUL4) despencaram 40% após o anúncio de pedido de recuperação judicial da empresa nos Estados Unidos. A crise, que já vinha se desenhando há meses, culminou em uma dívida de mais de R$ 31 bilhões e queda acumulada de quase 90% em 12 meses. Para milhares de brasileiros que investiam na empresa, o impacto foi severo.
“O caso da Azul é emblemático. Ele mostra o por que o investidor precisa de diversificação real, com risco controlado e geração de renda previsível“, afirma Fábio Murad, criador do Super ETF.
Para o gestor, apostar em ações específicas — mesmo as mais conhecidas — é uma forma de especulação, não uma estratégia. “Você pode até acertar uma vez, mas quando erra, o prejuízo é devastador”. Ele ainda mostra a solução: “Com ETFs e operações como Covered Call, o cenário muda completamente. Você tem controle, renda em dólar e não depende de uma única empresa*.”
ETFs e Covered Calls: renda passiva com controle de risco
Essa alternativa para evitar as surpresas negativas de ações individuais consiste em investir em ETFs globais e utilizar estratégias como a Covered Call . Uma operação em que o investidor compra ETFs como SPY, QQQ ou SCHD e vende opções de compra sobre eles, gerando renda semanal ou mensal.
As principais vantagens desta estratégia incluem diversificação instantânea através de ETFs como o SPY. Além de exposição ao dólar e à economia americana, risco controlado e retorno previsível através de operações com opções, além de alta liquidez global e custos operacionais reduzidos.
Colocando a estratégia em prática
Embora possa parecer uma estratégia complexa à primeira vista, o Super ETF, curso de educação financeira internacional criado por Fábio Murad, torna todo o processo simples e acessível. Com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, Murad desenvolveu uma metodologia completa para auxiliar investidores brasileiros em sua jornada de investimentos internacionais.
O programa abrange desde os fundamentos básicos, como abrir uma conta em corretora americana com eficiência fiscal. Depois, como selecionar os melhores ETFs nacionais ou internacionais, até aspectos mais avançados como a montagem de operações de Covered Call, Wheel, Travas e Condor. Além disso, os participantes aprendem a controlar resultados utilizando ferramentas exclusivas e o software Oplab.
Além de proteger se contra crises, a proposta do Super ETF é construir uma estrutura sólida de renda passiva em dólar — aplicável também a ETFs listados na B3, mas com foco nas bolsas americanas, onde o investidor encontra uma maior variedade de ativos e setores globais, volume de negociação muito superior, menores taxas de administração e spreads, juntamente de um mercado mais eficiente e transparente.
Sobre o Super ETF
O Super ETF é um programa de formação em investimentos globais criado por Fábio Murad, empreendedor do mercado financeiro e de capitais desde 2008. Fundador das empresas Ipê Investimentos, Tomorrow Investimentos e Ipê Avaliações, Fábio atua com gestão, análise e educação financeira há mais de 15 anos.
O curso online capacita investidores brasileiros a construir uma carteira focada em renda passiva em dólar, usando estratégias profissionais com opções sobre ETFs.
A metodologia aplica-se a ETFs listados na B3, mas enfatiza os ETFs negociados nas bolsas dos Estados Unidos, priorizando ativos globais, alta liquidez e potencial de geração de caixa mensal. Por fim, o programa integra educação prática, controle de risco e ferramentas de performance, formando investidores autônomos com visão de longo prazo.
Para mais informações: www.superetf.com.br