domingo, 28 de abril de 2024
Criptomoedas

União Europeia cria novas regras mais rígidas para empresas de criptomoedas

Conselho Europeu e o Parlamento Europeu publicaram novo acordo provisório

18 janeiro 2024 - 10h33Por Redação SpaceMoney

A União Europeia (UE) aprovou um acordo provisório para endurecer as regras para empresas de criptomoedas, com o objetivo de combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo. 

Em um acordo feito pelo Conselho Europeu e o Parlamento Europeu, as empresas de criptomoedas precisarão realizar a devida diligência quando os clientes pretendessem processar transações no valor de pelo menos 1.000 euros (US$ 1.090).  

Tether (USDT) compra mais Bitcoin (BTC), descubra mais aqui 

A decisão também exige que as empresas de criptomoeda adotem medidas para mitigar riscos em relação às transações com carteiras auto hospedadas. O acordo ainda precisa ser aprovado pelo Parlamento Europeu.  

No comunicado publicado nesta quinta-feira (18), os legisladores dizem as novas regras cobririam “a maior parte do setor de criptografia” e que “se aprovados, o Conselho e o Parlamento terão de adotar formalmente os textos antes de serem publicados no Jornal Oficial da UE e entrarem em vigor”.  

O Ministro das Finanças belga, Vincent Van Peteghem, afirmou que a decisão "garantirá que os fraudadores, o crime organizado e os terroristas não terão mais espaço para legitimar os seus rendimentos através do sistema financeiro."