domingo, 28 de abril de 2024
Criptomoedas

Um quarto de todo Ethereum (ETH) está bloqueado

Mais de 30 milhões de ETH estão sendo usados em staking

08 fevereiro 2024 - 15h29Por Redação SpaceMoney

Um quarto de todo o Ethereum (ETH) em circulação, o equivalente a mais de US$ 74 bilhões, está agora sendo apostado, de acordo com dados da empresa de análise de blockchain Nansen. 

O staking, processo que permite aos usuários "bloquearem" suas moedas para ajudar a manter a rede funcionando e receber recompensas, vem crescendo exponencialmente desde a atualização da rede Ethereum no ano passado, que facilitou o processo de retirada das moedas apostadas. A popularização do staking também se deve ao crescimento dos protocolos de staking líquido, que permitem aos usuários bloquear e retirar suas criptomoedas sem problemas. 

Deribit amplia opções de criptomoedas para Solana (SOL), XRP e Polygon (MATIC)

Enquanto os entusiastas do ETH aguardam ansiosamente a aprovação de um fundo negociado em bolsa (ETF) que traria o ativo para Wall Street, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) multou grandes empresas de criptomoedas por oferecerem serviços de staking sem o devido registro. 

A empresa de investimentos Ark 21Shares, por exemplo, mencionou em sua proposta de ETF de ETH a possibilidade de usar parte dos ativos do fundo para staking. “O patrocinador pode, de tempos em tempos, apostar uma parte dos ativos do trust por meio de um ou mais provedores de apostas confiáveis”, dizia o documento. 

Para além das questões regulatórias, a rede Ethereum está em processo de atualização. A atualização Dencun, finalizada esta semana em uma testnet, promete resolver os problemas de escalabilidade da rede, tornando-a mais rápida e barata. Espera-se que a atualização seja lançada na rede principal em 13 de março.