domingo, 28 de abril de 2024
Criptomoedas

Presidente do Fed descarta possibilidade de criação e adoção de CBDC

Jerome Powell levanta questionamentos sobre governo gerenciar contas de cidadãos

07 março 2024 - 15h40Por Redação SpaceMoney

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, assegurou aos legisladores na quinta-feira (7) que a instituição não tem interesse em uma moeda digital do banco central (CBDC) que rastreie os dados dos usuários. 

Em uma audiência no Senado sobre política monetária, Powell enfatizou que o Fed está "muito longe" de recomendar ou adotar uma CBDC, e que os cidadãos não precisam se preocupar com essa ideia.  

"Se fosse uma conta do governo, se o governo visse todas as suas transações, isso seria algo que não defenderíamos, faríamos ou proporíamos aqui nos Estados Unidos", disse Powell, comparando o modelo americano com o da China, onde o governo monitora a atividade dos usuários da moeda digital. 

Bitcoin (BTC) acompanha Wall Street em alta antes de novo depoimento de Powell

Powell reiterou que o Fed prefere um sistema em que os bancos gerenciem as contas dos usuários de CBDC, semelhante ao sistema bancário tradicional. "Se algum dia fizéssemos algo assim - e estamos muito longe de sequer pensar nisso - faríamos isso através do sistema bancário", disse ele. "A última coisa que desejaríamos com o Federal Reserve seria ter contas individuais para todos os americanos." 

Powell também enfatizou que o Fed não pode lançar uma CBDC sem autorização específica do Congresso e da Casa Branca. Em resposta à senadora Cynthia Lummis (R-Wyo.), ele confirmou que o Fed "ainda concorda" que precisa de aprovação do Congresso para emitir uma moeda digital.