domingo, 28 de abril de 2024
Criptomoedas

Presidente da CFTC pede ao Congresso que regule criptomoedas: "Precisamos preencher a lacuna"

Rostin Behnam insiste na necessidade de legislação para abordar a jurisdição dos reguladores na indústria de criptomoedas

06 março 2024 - 14h46Por Redação SpaceMoney

Em uma aparição anual perante o Comitê de Agricultura da Câmara nesta quarta-feira (6), o presidente da Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC), Rostin Behnam, reiterou a aprovação pelo Congresso da legislação que aborde as jurisdições dos reguladores na indústria de criptomoedas

"Precisamos preencher a lacuna na regulamentação das criptomoedas", disse Behnam, referindo-se à recente volatilidade do Bitcoin (BTC) como um exemplo da necessidade de ação urgente. Ele alertou que esperar "outro período de exuberância irracional" seria um erro, e que a ideia de que as criptomoedas desaparecerão é "uma narrativa falsa". 

Behnam destacou que o Bitcoin e o Ethereum (ETH), os dois maiores tokens por capitalização de mercado, representam cerca de 60% a 70% do mercado de criptomoedas. Ele defendeu que o Congresso precisa agir para regular esses tokens, que ele classificou como "claramente uma commodity". 

Processo da SEC impactou em demissão de funcionários na Binance.US, revela executivo

Ele se mostrou confiante de que a CFTC poderá construir um quadro regulatório para criptomoedas dentro de 12 meses se o Congresso aprovar a Lei de Inovação e Tecnologia Financeira para o Século 21 (Lei FIT). A Lei FIT foi aprovada nos Comitês de Agricultura e Serviços Financeiros da Câmara no ano passado, mas ainda não foi votada no plenário. 

Questionado por um legislador sobre como o Bitcoin e outras criptomoedas podem ser classificadas como commodities, Behnam explicou que a classificação é feita principalmente por exclusão. Se um ativo não é um título, então é uma mercadoria. Ele disse que a análise se concentra em determinar se o ativo é um contrato de investimento, e se a resposta for negativa, então ele é considerado uma commodity.