segunda, 27 de maio de 2024
Criptomoedas

Noruega aprova lei para controlar mineração de criptomoedas

Governo pretende "fechar a porta" para a mineração de Bitcoin e direcionar energia para "serviços socialmente úteis

15 abril 2024 - 17h35Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Executium via Unsplash

O parlamento da Noruega aprovou uma lei que impõe novos requisitos de comunicação de dados aos centros de dados do país, para regular a energia usada à mineração de criptomoedas, especialmente o Bitcoin (BTC). A decisão gerou reações entre especialistas da indústria e autoridades governamentais. 

A ministra da Digitalização, Karianne Tung, e o ministro da Energia, Terje Aasland, declararam que a intenção do governo é fechar a porta para a mineração de criptomoedas em geral. A nova lei exige que os centros de dados sejam registrados, com a necessidade de fornecer dados de seus proprietários e gestores, e detalhem os serviços que oferecem. 

“O objetivo é regular a indústria de tal forma que possamos fechar a porta aos projetos que não queremos”, afirmou Tung, de acordo com uma reportagem local. Já Aasland, disse que a medida auxiliará o país para direcionar a energia para serviços “socialmente úteis”.  

“Eles não são bem-vindos na Noruega”, destacou Aasland. “Queremos atores sérios que sejam importantes para a sociedade, e a indústria informática que serve a sociedade é importante para nós.”