domingo, 28 de abril de 2024
Criptomoedas

Legisladores dos EUA são alertados sobre a necessidade de regulamentar criptoativos

Secretário adjunto do Tesouro diz que a ação antes da próxima crise é essencial

19 janeiro 2024 - 09h34Por Redação SpaceMoney

Os legisladores dos EUA precisam agir para regulamentar a criptografia antes que aconteça outra crise financeira, disse um funcionário do Tesouro dos EUA na quinta-feira (18). O secretário adjunto do Tesouro dos EUA para Instituições Financeiras, Graham Steele, disse que os reguladores tem a chance de agir agora. 

"Para os criptoativos, os legisladores têm a oportunidade de agir antes de uma crise para adotar padrões mais elevados que apoiem a inovação responsável", disse Steele durante um evento organizado pela Faculdade de Direito da Universidade George Washington.  

"Ao mesmo tempo, é fundamental que quaisquer propostas legislativas não prejudiquem os já robustos fundamentos regulatórios que se aplicam às instituições financeiras e aos mercados de capitais." 

Usuários de criptomoedas na China se encontram em cafés para fazer negociações

Steele disse que os EUA têm leis fortes de proteção ao investidor e ao consumidor que podem ser aplicadas aos criptoativos. “Onde as leis e regulamentos existentes se aplicam, eles devem ser aplicados vigorosamente para que os criptoativos e serviços – e os consumidores que os utilizam – estejam sujeitos às mesmas proteções e princípios que outros produtos e serviços financeiros.” 

Steele investigou os casos de uso dos criptoativos na quinta-feira. Ele identificou três casos de uso prospectivos: pagamentos transfronteiriços, liquidação mais rápida e de menor custo, e livros contábeis imutáveis. Porém, o secretário disse “que tem menos a ver com o ativo criptográfico em si.”