domingo, 28 de abril de 2024
Criptomoedas

Inmetro lança projeto para monetizar dados de veículos com criptomoedas

Motoristas que compartilharem informações de seus carros poderão receber tokens em blockchain

05 janeiro 2024 - 13h55Por Redação SpaceMoney
InmetroInmetro - Crédito: Inmetro

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) lançou um projeto para utilizar criptomoedas e blockchain para criar uma base de dados sobre o uso da frota de veículos do Brasil. A iniciativa prevê que os motoristas que compartilharem informações de seus carros receberão tokens em blockchain como recompensa. 

O projeto, denominado “Descarbonize.ai: Sistema Integrado para Análise, Monetização e Descarbonização do Tráfego Veicular”, é desenvolvido em parceria com as universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Paraíba (UFPB). Ele tem duração de 24 meses teve apoio dos recursos financeiros do Programa Rota 2030. 

As informações que serão coletadas dos veículos incluem dados de consumo energético que serão usadas para estimar o impacto ambiental do transporte no Brasil. O comunicado oficial informou que o projeto será baseado em duas abordagens principais.  

A primeira utiliza “dados reais e Inteligência Artificial para estimar, com menor incerteza, o consumo energético dos automóveis em condições de uso do dia a dia, e seu comportamento em diferentes situações, algo difícil de se conseguir apenas com ensaios em laboratório, por exemplo”. Já a segunda abordagem diz sobre a monetização. 

“Com esses dados, é possível criar modelos de negócio em que o condutor que compartilha as informações colhidas de seu veículo é recompensado com cripto créditos em uma plataforma blockchain. Estes poderão ser negociados com empresas interessadas nas informações, sejam elas montadoras, seguradoras, distribuidoras de combustível, concessionárias de estradas, entre outras”, comentou Wilson Souza de Mello Junior, membro do Laboratório de Informática do Inmetro.