domingo, 28 de abril de 2024
Criptomoedas

Exchange de criptomoedas KuCoin é acusada de não implementar programa anti lavagem de dinheiro

Departamento de justiça indicia também dois fundadores da empresa

26 março 2024 - 16h12Por Redação SpaceMoney

A exchange de criptomoedas KuCoin e seus dois fundadores, Chun Gan e Ke Tang, foram indiciados nesta terça-feira (26) pelo Departamento de Justiça dos EUA por conspirar para violar a Lei de Sigilo Bancário. As acusações alegam que a KuCoin não implementou um programa anti lavagem de dinheiro (AML) eficaz, permitindo que a plataforma fosse utilizada para atividades ilícitas.  

De acordo com o procurador dos EUA, Damian Williams, a KuCoin operava "nas sombras dos mercados financeiros" como um "refúgio para lavagem de dinheiro ilícito". A empresa teria recebido mais de US$ 5 bilhões e enviado mais de US$ 4 bilhões em fundos suspeitos e criminosos. 

BBC recua e abandona uso de IA para marketing de "Doctor Who" após críticas

 Os fundadores da KuCoin, ambos cidadãos chineses, continuam foragidos. A empresa também é acusada de operar um negócio de transmissão de dinheiro não licenciado nos EUA sem se registrar na Rede de Execução de Crimes Financeiros (FinCEN) e na Comissão de Negociação de Futuros de Mercadorias (CFTC). 

A investigação do Departamento de Justiça revelou que a KuCoin não implementou um programa KYC (Conheça Seu Cliente) até julho de 2023, e apenas para novos clientes. A empresa também não solicitou dados KYC aos clientes existentes. 

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Simule Aqui!